Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1012
Title: A esportivização das aulas de educação física: uma análise na Escola Estadual José do Patrocínio de Macapá
metadata.dc.creator: MELO, Manuela Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: MELO, Manuela Silva. A esportivização das aulas de educação física: uma análise na Escola Estadual José do Patrocínio de Macapá. Orientador: Márcio Romeu Ribas de Oliveira. 2010. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1012. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Física vem sofrendo pequenas transformações, mas ainda mantém conteúdos que a torna uma prática pedagógica esportivizada. Com isso busca-se através desta pesquisa, identificar os motivos pelo qual a prática pedagógica da Educação Física na escola, se fundamenta unicamente no conteúdo dos esportes, sendo que para isso será levado em consideração o tempo e espaço da Educação Física. Para se chegar aos fatores que proporcionam uma prática esportivizada, foi feita uma pesquisa qualitativa com características etnográficas e tendo como instrumento de diagnóstico o diário de campo. A pesquisa de campo se deu na Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no distrito de Fazendinha na cidade de Macapá onde foram observadas crianças de 5ª e 6ª série do ensino fundamental e a metodologia do professor de Educação Física. A coleta dos dados para a pesquisa foi feita através da observação de campo não estruturada e não participante com intuito de registrar a metodologia do professor, seus conteúdos e o espaço onde era desenvolvida as aulas. Também se utilizou de entrevistas semi-estruturadas, tanto com os/as alunos/as quanto com o professor para que estes tivessem a possibilidade de falar sobre suas experiências relacionadas ao objetivo principal do trabalho. Com isso percebeu-se que há um interesse por parte das crianças em conhecer outros conteúdos; há também um equívoco na compreensão do conceito sobre o esporte pelas crianças, em alguns momentos é entendido como recreação e em outros como possibilidade de ascensão social; a educação física seria uma possibilidade na formação de futuros atletas no campo esportivo, visto como campo de formação de mão de obra para o trabalho no esporte. Dessa forma a atuação dos professores e professoras de Educação Física parece ter um longo caminho para o esclarecimento sobre os seus tempos e espaços na escola, no sentido de contribuir para a formação das crianças e jovens nas aulas de Educação Física.
Abstract: Physical education has undergone minor changes but still maintains that the content becomes a pedagogical practice esportivizada. With that search is through this research, identify the reasons why the practice of teaching physical education at school, is based solely on sports content, and for that will be taken into account the time and place of Physical Education. To arrive at the factors that provide a practical esportivizada, there was a qualitative research and ethnographic characteristics as a diagnostic tool having a field diary. The fieldwork took place in the State School Jose do Patrocinio, located in the district of Fazendinha, in the city of Macapa, were observed where children 5 and 6th grade and methodology of physical education teacher. To collect data for research, was made a field observation and unstructured non-participant to record the teacher's methodology, its contents and the space where the classes are developed. We also used semi-structured interviews with both students and the teacher so they were able to talk about their experiences on the main objective of this work. With this, realized that there is an interest by children in learning other content, there is also a misunderstanding of the concept of sport for children, is at times regarded as recreational and other as a possibility for social mobility, physical education would be a possibility in the training of future athletes in the sports field, as seen field training of manpower to work in sports. Thus the performance of teachers of physical education seems to have a long way to enlightenment on their time and space in school, to contribute to the formation of children and youth in physical education classes.
Keywords: Esporte na escola
Educação física escolar
Prática pedagógica
Educação Física - aulas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EsportivizacaoAulasEducacao.pdf566,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons