Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1038
Title: Reflexões sobre o ensino da sociologia e a participação política dos professores desta disciplina na cidade de Macapá
metadata.dc.creator: BRITO, Paulo Fernando Seixas
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Luciano Magnus de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7192215216270270
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: BRITO, Paulo Fernando Seixas. Reflexões sobre o ensino da sociologia e a participação política dos professores desta disciplina na cidade de Macapá. Orientador: Luciano Magnus de Araújo. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1038. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos professores de Sociologia dentro do prisma da ação política, com ênfase nas questões que envolvem a representação política, sobretudo o aspecto sindical, sendo este uma via para se obter conquistas para a classe. As análises em questão partem do princípio da formação crítica pela qual estes professores passam na academia, de que forma eles próprios enxergam essa questão, sendo que se constatou, através da pesquisa documental e entrevistas com os docentes da área de Sociologia, a tímida participação destes nos processos políticos que envolvem o ensino desta disciplina.
Abstract: This article aims to analyze the behavior of teachers of Sociology within the prism of political action, with an emphasis on issues that involve political representation, especially the trade union aspect, which is a way to get achievements for the class. The analyzes in question are based on the principle of the critical training that these teachers undergo in the academy, in what way themselves see this issue, and it was found, through research documentary and interviews with professors in the field of Sociology, the shy participation of these in the political processes that involve the teaching of this discipline.
Keywords: Sociologia - ensino
Sociologia - professores
Sociologia - ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexoesSociologiaEnsino.pdf284,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons