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Título: O paganismo contemporâneo em terras tucujus: um estudo de caso sobre a identidade dos participantes do Amapagão
Autores: COSTA, Anderson Igor Leal
Orientador: REIS, Marcos Vinícius de Freitas
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0706355533898912
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Anderson Igor Leal. O paganismo contemporâneo em terras tucujus: um estudo de caso sobre a identidade dos participantes do Amapagão. Orientador: Marcos Vinícius de Freitas Reis. 2016. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1041. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa procura estudar o paganismo na atualidade, especialmente na capital do Estado do Amapá, Macapá. Este trabalho busca analisar a identidade dos participantes do grupo, AmaPagão. O grupo a ser pesquisado, realiza as suas reuniões, neste espaço, principalmente em locais públicos. Levanta-se uma questão: Como se constrói uma identidade dos frequentadores deste grupo no espaço urbano e contemporâneo em Macapá? A metodologia utilizada consiste no estudo de Caso (YIN, 2001) do Grupo, utilizando a pesquisa qualitativa, verbal e visual (FLICK,2004). A primeira, verbal é efetuado a entrevista semiestruturada (MANZINI, 1991) e (TRIVIÑOS, 1987) e a visual, a observação participante, além da análise documental, e de discurso e revisão bibliográfica. O estudo deste grupo é de suma relevância para as ciências sociais, visto que existem poucas produções e discussões científicas sobre este assunto, e a elaboração e o desenvolvimento desta, instiga novos debates na comunidade científica sobre o tema, possibilitando novas interpretações e novas abordagens. O trabalho de campo trouxe novos resultados sobre o perfil socioeconômico das pessoas que frequentam o circuito neopagão (CORDOVIL e CASTRO, 2014) e como eles se comportam dentro do Trânsito religioso (NEGRÃO, 2013). Os resultados mostram que, a maioria, é jovem, solteira, classe média e predominantemente universitária, cor parda, e varia entre heterossexual e homossexual. A identidade desses membros está em constante transformação, em crise. Identifica-se o “paganismo tucuju”, um modo particular do pagão macapaense se relacionar com o sagrado, podendo cultuar deusas e deuses nativos e “estrangeiros”.
Abstract: The research seeks to study paganism today, especially in the capital of the state of Amapá, Macapá. This work seeks to analyze the identity of the participants of the group, AmaPagão. The group to be researched, holds its meetings, in this space, mainly in public places. One question arises: How do you construct an identity of the visitors of this group in urban and contemporary space in Macapá? The methodology used is the Case Study (YIN, 2001) of the Group, using qualitative, verbal and visual research (FLICK, 2004). The first, verbal is the semistructured interview (MANZINI, 1991) and (TRIVIÑOS, 1987) and visual, participant observation, besides documentary analysis, and discourse and bibliographic review. The study of this group is of great relevance to the social sciences, since there are few scientific productions and discussions on this subject, and its elaboration and development instigates new debates in the scientific community on the subject, allowing new interpretations and new approaches. Fieldwork has brought new results on the socioeconomic profile of people who attend the neopagan circuit (CORDOVIL and CASTRO, 2014) and how they behave within religious transit (NEGRÃO, 2013). The results show that the majority are young, single, middle class and predominantly university, brown, and vary between heterosexual and homosexual. The identity of these members is constantly changing, in crisis. The "tucuju paganism" is identified, a particular way of the Macapaean pagan to relate to the sacred, being able to worship native and "foreign" goddesses and gods.
Palavras-chave: Neopaganismo
AmaPagão
Religiões da Nova Era
Neoesoterismo
Paganismo - tipos
Vivência Xamânica
Circuito Neopagão
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

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