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Title: A cidadania em educação como prática de liberdade: uma análise segundo filósofos da educação
metadata.dc.creator: IGREJA, Odinéia Santiago
MONTEIRO, Welleda das Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Rauliette Diana Lima e
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0514869882910610
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citation: IGREJA, Odinéia Santiago; MONTEIRO, Welleda das Neves. A cidadania em educação como prática de liberdade: uma análise segundo filósofos da educação. Orientadora: Rauliette Diana Silva. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/105. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A concepção de cidadania está relacionada a ideia de participação em direitos e deveres políticos, civis e sociais. A construção da cidadania pressupõe luta por esses direitos. Destaca-se o papel da educação na formação de cidadãos. A pesquisa busca analisar os pressupostos teóricos de filósofos da educação quanto as concepções de cidadania e sua relação com a educação. O estudo destaca as contribuições de filósofos da educação a respeito da cidadania e educação, com base em atitudes e ações sociais dos indivíduos e a forma como os cidadãos vivem em sociedade. Segundo a concepção de filósofos da educação a cidadania visa a formação de indivíduos capazes de tomar decisões, de conviver em sociedade, de ser um cidadão ativo e consciente, que consiga compreender a sua realidade. As reflexões mostram que a relação cidadania e educação dialógica contribuem para formar uma sociedade crítica e participativa, ou seja, com características democráticas, construída a partir da realidade histórico-cultural.
Abstract: The conception of citizenship is related to the idea of participation in political, civil and social rights and duties. The construction of citizenship presupposes a struggle for these rights. The role of education in the training of citizens is highlighted. The research seeks to analyze the theoretical assumptions of educational philosophers regarding conceptions of citizenship and its relationship with education. The study highlights the contributions of philosophers of education regarding citizenship and education, based on the social attitudes and actions of individuals and the way citizens live in society. According to the conception of philosophers of education citizenship aims at the formation of individuals capable of making decisions, of living in society, of being an active and conscious citizen, who can understand their reality. The reflections show that the relation between citizenship and dialogical education contribute to the formation of a critical and participatory society, that is, with democratic characteristics, built from the historical-cultural reality.
Keywords: Cidadania
Educação
Prática da liberdade
Filósofos da educação
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

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