Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/107
Título: Avaliação do ensino de atitudes humanísticas durante a graduação médica: uma experiência pedagógica utilizando filmes
Autores: PICANÇO, Thaíla Soares da Costa
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0039323142621158
Orientador: NAZIMA, Maira Tiyomi Sacata Tongu
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6757577789195331
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: PICANÇO, Thaíla Soares da Costa. Avaliação do ensino de atitudes humanísticas durante a graduação médica: uma experiência pedagógica utilizando filmes. Orientadora: Maira Tiyomi Sacata Tongu Nazima. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/107. Acesso em:.
Resumo: Introdução: A educação médica contemporânea prioriza o desenvolvimento de conhecimento científico e habilidades técnicas, associados a atitudes profissionais. Atitudes são componentes da habilidade afetiva e influenciam a prática médica, por isso, devem ser ensinadas sistematicamente durante a graduação. A utilização de filmes como recurso pedagógico na graduação médica possibilita a reflexão dentro do contexto biopsicossocial no qual o paciente está inserido, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes humanística entre os estudantes de medicina e os futuros médicos. Objetivo: Avaliar a eficácia do cinema como recurso educacional no ensino de as atitudes humanísticas aos discentes do curso de medicina. Material e Métodos: Foi realizado estudo transversal, exploratório, quantitativo, com 107 estudantes do 1º. ao 6º. ano do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá. Foi utilizada a Escala de Atitude de Estudantes de Medicina (validada pela autora Maria de Fátima Colares, 2002), antes e após a exibição de filmes relacionados a temáticas relevantes na área médica. Esta escala psicométrica é composta de respostas de múltipla escolha do tipo Likert e visa aferir atitudes deestudantes de Medicina em relação aos seguintes fatores: assistência primária à saúde; aspectos psicológicos e emocionais envolvidos nas doenças; aspectos éticos no exercício profissional; doença mental, situações relacionadas à morte; pesquisa científica. Foi empregado o Teste de Wilcoxon (Wilcoxon Rank Test), para comparar dados de amostras pareadas. Resultados: todos os fatores avaliados pela escala de atitudes dos estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica apresentaram aumento significativo na frequência de atitudes positivas (p< 0,05) após as sessões de cinema entre os alunos do 1o. ao 4o. ano da graduação. Os alunos do 5o e 6o. anos não apresentaram mudança significativa de atitudes nos fatores relacionados à morte, à doença mental e à contribuição com o avanço científico da medicina. Conclusão: O cinema é uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino de atitudes humanísticas a estudantes do curso médico
Abstract: Introduction: Contemporary medical education prioritizes the development of scientific knowledge and technical skills, associated with professional attitudes. Attitudes are components of affective ability and influence medical practice, so they should be taught systematically during graduation. The use of films as a pedagogical resource in medical graduation allows reflection on the biopsychosocial context in which the patient is inserted, contributing to the development of humanistic attitudes among students and future dosctors. Objective: To evaluate the effectiveness of cinema as an educational resource in teaching humanistic attitudes to medical students. Material and Methods: A cross-sectional, quasi-experimental, qualitative and quantitative study was carried out with 107 students from the 1st. to the 6th. year of the medical course of the Federal University of Amapá. It was used the Medical Students Attitude Scale (validated by the author Maria de Fátima Colares, 2002), before and after the exhibition of films related to relevant themes in the medical area. This psychometric scale is composed of multiple-choice Likert-type responses and aims to assess the attitudes of medical students regarding the following factors: primary health care; psychological and emotional aspects involved in diseases; ethical aspects in the professional practice; mental illness, death related situations; scientific research. The Wilcoxon Rank Test was used to compare data from paired samples. Results: All the factors evaluated by the medical students attitudes scale related to relevant aspects of medical practice showed a significant increase in the frequency of positive attitudes (p <0.05) after the cinema sessions among the students of the 1st. to the 4th. year of graduation. The students of the 5th and 6th. years, did not present significant changes in attitudes related to death, mental illness and contribution to the scientific advancement of medicine. Conclusion: Cinema is an effective pedagogical tool in teaching humanistic attitudes in the preclinical series of the medical course
Palavras-chave: Educação médica
Abordagem pedagógica - Cinema
Humanização da assistência - Medicina
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AvaliacaoEnsinoAtitudes.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons