Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1134
Title: Midiatização & mediação na educação: a relevância do uso de mídias por professores da escola estadual Jesus de Nazaré para a promoção da educação cidadã
metadata.dc.creator: SALHEB, Gleidson José Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Elisângela Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4531414541163460
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SALHEB, Gleidson José Monteiro. Midiatização & mediação na educação: a relevância do uso de mídias por professores da escola estadual Jesus de Nazaré para a promoção da educação cidadã. Orientadora: Elisângela Lima de Andrade. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1134. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação versa sobre processos de midiatização e mediação na educação, objetivando identificar a relevância do uso de mídias por professores de escola pública, a maneira como lidam com a midiatização discente, bem como refletir sobre o papel do professor como mediador. A pesquisa de campo foi operacionalizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos, interpretados à luz de teorias advindas da comunicação e educação, demonstraram que há intenção mediadora nas práticas docentes, todavia, aspectos formativos e estruturais da realidade escolar ainda não possibilitam uma educação crítica, capaz de converter o uso mediado de novas tecnologias da comunicação e educação em instrumento de formação cidadã, que favoreça a emancipação e protagonismo discente.
Abstract: This research deals with processes of mediatization and mediation in education, aiming to identify the relevance of the use of media by public school teachers, the way they deal with student mediatization, as well as reflect on the role of the teacher as a mediator. The field research was operationalized through a semi structured interview. The data obtained, interpreted in the light of theories of communication and education, have shown that there is a mediating intention in teaching practices; however, formative and structural aspects of school reality do not yet enable a critical education capable of converting the mediated use of new communication and education in an instrument of citizen training, which favors emancipation and student protagonism.
Keywords: Midiatização
Mediação
Educomunicação
Diálogo
Emancipação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MidiatizacaoMediacaoEducacao.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons