Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1272
Title: As percepções da sala de aula: a importância da Sociologia e a Medida Provisória 746/2016
metadata.dc.creator: SOUSA, Elane dos Santos
AQUINO, Raylana Quelly Pantoja de
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Luciano Magnus de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7192215216270270
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SOUSA, Elane dos Santos; AQUINO, Raylana Quelly Pantoja de. As percepções da sala de aula: a importância da Sociologia e a Medida Provisória 746/2016. Orientador: Luciano Magnus de Araújo. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1272. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como lócus de pesquisa as escolas estaduais Profª Nanci Nina da Costa e a Reinado Damasceno, ambas localizadas na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. Mediante as observações e inquietações das autoras ao lecionarem no 1ª, 2ª e 3ª ano do ensino médio, elencou-se o seguinte problema de investigação: Quais as percepções dos docentes da disciplina de Sociologia quanto a Reforma do Ensino Médio, em específico, no tocante da Medida Provisória 746/2016? Visto isso, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as perspectivas dos docentes quanto a Reforma do Ensino Médio e o ensino da Sociologia, tendo como objetivos específicos realizar um levantamento dos fundamentos históricos da Sociologia, suas intermitências no ensino médio e a relevância do conhecimento sociológico para a compreensão da realidade social. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a qualitativa, adotando a entrevista como instrumento de coleta de dados. Por conseguinte, constatou-se que a referida Medida Provisória fragiliza o trabalho docente tal como busca deslegitimar o conhecimento sociológico como campo de saber relevante para a formação crítica e para o exercício da cidadania.
Abstract: This article focuses on the state schools Profª Nanci Nina da Costa and Reinado Damasceno, both located in the city of Macapá, capital of the State of Amapá. Through the observations and concerns of the authors when teaching in the 1st, 2nd and 3rd years of high school, the following research problem was listed: What are the perceptions of teachers of the discipline of Sociology regarding the Reform of High School, in particular, regarding the Provisional Measure 746/2016? In view of this, the general objective of this work is to analyze the perspectives of teachers regarding the Reform of High School and the teaching of Sociology, with the specific objectives of conducting a survey of the historical foundations of Sociology, its intermittencies in high school and the relevance of knowledge sociological understanding of social reality. As methodological procedures, bibliographic and qualitative research were used, adopting the interview as an instrument of data collection. Therefore, it was found that the aforementioned Provisional Measure weakens the teaching work as it seeks to delegitimize sociological knowledge as a relevant field of knowledge for critical training and the exercise of citizenship.
Keywords: Sociologia - ensino
Sociologia - ensino médio
Ensino Médio - reforma
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PercepcoesSalaAula.pdf366,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons