Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1325
Título: A inclusão e o desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem do aluno com deficiência auditiva: revelação de uma história de vida
Autores: FERREIRA, Leiliane Santos
Orientador: MARTINS, Benedito Rostan Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8764311389065427
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: FERREIRA, Leiliane Santos. A inclusão e o desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem do aluno com deficiência auditiva: revelação de uma história de vida. Orientador: Benedito Rostan Costa Martins. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br/handle/123456789/1325. Acesso em: .
Resumo: O presente trabalho tem como temática: A Inclusão e o Desenvolvimento do Processo Ensino – Aprendizagem do aluno com Deficiência Auditiva: revelação de uma história de vida, cujo objetivo é expressar minha história de vida como deficiente em uma sociedade que vive o processo inclusivo, o trabalho será uma ferramenta pedagógica que os professores poderão utilizar em sala de aula, pois lhes propicia técnicas metodológicas na aprendizagem dos alunos que enfrentam o dilema da aceitação, visto que através das experiências repassadas os leitores terão uma fonte de sugestão e aos interessados em fazer uma educação significativa e de qualidade, mostrar que a responsabilidade pela educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Para referendar esta monografia utilizou-se uma pesquisa de campo, com um memorial de caráter exploratório e qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de uma entrevista com seis membros da família, com um professor que atuou junto a mim na Educação Infantil, tendo como objetivo analisar o uso de técnicas /metodologia no processo ensino-aprendizagem essência na minha alfabetização, dessa forma verificar as técnicas utilizadas no decorrer da atuação desses docentes na construção do ensino que recebi, além de informar aos leitores a potencialidade do meu desenvolvimento, A Arte. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu a etapa de análise e agrupamento dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que minha formação foi possível, por ter ao meu lado no decorrer dessa trajetória pessoas que aceitaram minha deficiência e reconheceram meu potencial, fortalecendo assim interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pela constituição do sujeito-deficiente como individuo produtor de sua história.
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Inclusão
Ensino-Aprendizagem
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_InclusaoDesenvolvimentoProcesso.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons