Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1340
Title: Fatores de risco associados ao suicídio na adolescência: atividade educativa e participativa realizada com escolares
metadata.dc.creator: ROCHA, Josiane Priscila Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: PENA, José Luís da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0079553721029121
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: ROCHA, Josiane Priscila Sales. Fatores de risco associados ao suicídio na adolescência: atividade educativa e participativa realizada com escolares. Orientador: José Luís da Cunha Pena. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1340. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Analisar os fatores de risco associados ao suicídio na adolescência, assim como realizar educação em saúde para prevenção e ampliação do conhecimento dos escolares a respeito do suicídio. Métodos: Trata- se de um estudo descritivo de cunho qualitativo, sistematizado através do método de análise de conteúdo. O estudo ocorreu na seguinte instituição escolar: Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no município de Macapá, no estado do Amapá (AP). Os sujeitos da pesquisa foram estudantes com faixa etária de 12 a 16 anos, que se encontravam cursando o 8o e 9o ano. Resultados e discussão: A identificação e a classificação das unidades de análise fizeram emergir três categorias, que foram definidas de forma apriorística e tiveram significado no contexto do objetivo do estudo. Foram extraídas as seguintes categorias: bullying, relação familiar prejudicada e depressão. Foram as causas mais citadas entre os adolescentes que podem leva-los a prática do suicídio. Considerações finais: Através deste estudo, pôde-se identificar os principais fatores relacionados ao suicídio na adolescência, sendo o bullying, a relação familiar prejudicada e a depressão, os mais citados nos relatos dos escolares. Esses temas revelam importantes necessidades a serem investigadas e abordadas em intervenções para a promoção da saúde mental individual e coletiva dos escolares.
Abstract: Objectives: To analyze the risk factors associated with suicide in adolescence, as well as to carry out health education to prevent and expand students' knowledge about suicide. Methodology: This is a descriptive study of a qualitative nature, systematized through the method of content analysis. The study took place at the following school institution: Escola Estadual Barão do Rio Branco, located in the municipality of Macapá, in the state of Amapá (AP). The research subjects were students aged between 12 and 16 years old, who were in the 8th and 9th grade. Results and Discussion: The identification and classification of analysis units led to the emergence of three categories, which were defined a priori and had meaning in the context of the objective of the study. The following categories were extracted: bullying, impaired family relationship and depression. They were the most cited causes among adolescents that can lead them to commit suicide. Final considerations: Through this study, it was possible to identify the main factors related to suicide in adolescence, being bullying, impaired family relationships and depression, the most cited in the reports of students. These themes reveal important needs to be investigated and addressed in interventions to promote the individual and collective mental health of schoolchildren.
Keywords: Suicídio
Comportamento Suicida
Adolescência
Fatores de risco
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Publisher: UNIFAP - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FatoresRiscoAssociado.pdf221,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons