Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1346
Title: “Vou pra praça da Bandeira e depois pro Formigueiro”: política cultural, memória e sociabilidade no rock independente em Macapá (2008-2015)
metadata.dc.creator: MAXIMIM, Lucas de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVLAK, Iuri
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/3321727021689564
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: MAXIMIM, Lucas de Souza. “Vou pra praça da Bandeira e depois pro Formigueiro”: política cultural, memória e sociabilidade no rock independente em Macapá (2008-2015). Orientador: Iuri Cavlak. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1346. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A história da música é um campo do conhecimento histórico com muitas especificidades, devido a existência de inúmeros gêneros musicais, com suas estruturas de composição variadas, desde arranjo instrumental a partes líricas, que emergiram em variados momentos ao longo da história, servindo a diversos grupos sociais. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo investigar a produção de rock independente na cidade de Macapá, entre os anos de 2008 e 2015, através de uma entrevista com um dos integrantes deste movimento, pertencente a coletivos como o Liberdade ao Rock e Coletivo Palafita, somado a questões relacionadas a formação de bandas e coletivos de rock no ambiente escolar. Considerando também a criação de festivais como Liberdade ao Rock, e Festival Quebramar, esta pesquisa propõe-se a compreender a produção destes festivais, que trouxeram para a cidade de Macapá artistas de projeção nacional e internacional, para se apresentar em locais como o anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, Praça da Bandeira, e Largo dos Inocentes (Formigueiro). Para esta pesquisa, foram utilizados documentos provenientes da Fundação de Cultura de Macapá (Fumcult-PMM), cartazes pertencentes ao acervo pessoal do sociólogo Artur Mendes Costa, e uma entrevista realizada com Diego Meireles, um dos fundadores do Movimento de Iniciativa Cultural Liberdade ao Rock, também fazendo parte temporariamente do Coletivo Palafita. No ano de 2013, alguns destes circuitos festivos tem suas realizações interrompidas, gerando um período de maior dificuldade para a produção de rock independente na capital. Minha hipótese é que a ausência de financiamento por parte do Estado, por meio de programas de incentivo à cultura seja uma das principais causas da interrupção da realização destes festivais, somada a um homicídio realizado em um dos dias de realização do Festival Quebramar, culminando na associação do movimento de rock a violência urbana. Junto a isto, acredita-se que a necessidade de cumprir compromissos pessoais por parte deste integrante seja uma das causas de um período de descontinuidade nas edições dos festivais investigados nesta pesquisa. Com isso, em 2015 o Festival Quebramar tem sua última edição realizada, com menor participação e apoio do poder público.
Abstract: The history of music is a field of historical knowledge with many specificities, due to the existence of countless musical genres, with their varied compositional structures, from instrumental arrangements to lyrical parts, which emerged at different times throughout history, serving different groups. social. Therefore, this work aims to investigate the production of independent rock in the city of Macapá, between the years 2008 and 2015, through an interview with one of the members of this movement, belonging to collectives such as Liberdade ao Rock and Coletivo Palafita, added to issues related to the formation of rock bands and collectives in the school environment. Also considering the creation of festivals such as Liberdade ao Rock, and Festival Quebramar, this research proposes to understand the production of these festivals, which brought artists of national and international projection to the city of Macapá, to perform in places such as the amphitheater of Fortress of São José de Macapá, Praça da Bandeira, and Largo dos Inocentes (Anthill). For this research, documents from the Macapá Culture Foundation (Fumcult-PMM), posters belonging to the personal collection of sociologist Artur Mendes Costa, and an interview with Diego Meireles, one of the founders of the Movimento de Iniciativa Cultural Liberdade ao Rock were used. , also temporarily part of Coletivo Palafita. In 2013, some of these festive circuits had their performances interrupted, generating a period of greater difficulty for the production of independent rock in the capital. My hypothesis is that the lack of funding by the State, through cultural incentive programs, is one of the main causes for the interruption of these festivals, added to a homicide carried out on one of the days of the Quebramar Festival, culminating in the association of the rock movement to urban violence. Along with this, it is believed that the need to fulfill personal commitments on the part of this member is one of the causes of a period of discontinuity in the editions of the festivals investigated in this research. As a result, in 2015 the Festival Quebramar has its last edition held, with less participation and support from the public authorities.
Keywords: Música - rock
Música - história
Rock brasileiro - história
Rock independente - Macapá
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História - PPGH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_VouPracaBandeira.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons