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Título: As técnicas secretariais sob a ótica do mercado de trabalho: atendimento e gestão documental
Autores: ROCHA, Edineia Castro da Ellem
BARBOSA, Bruna Guedes
Orientador: SANTOS, Sueli Andrade dos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7765866759942133
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ROCHA, Edineia Castro da Ellem; BARBOSA, Bruna Guedes. As técnicas secretariais sob a ótica do mercado de trabalho : atendimento e gestão documental. Orientadora: Sueli Andrade dos Santos. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1406. Acesso em:
Resumo: As constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho, fez com que muitas profissões aprimorassem ou até mesmo criassem novos perfis profissionais, tudo para atender o mercado exigente e competitivo. Com a profissão de Secretariado Executivo não foi diferente, para se equiparar a esse novo mercado de trabalho, teve que aprimorar suas Técnicas de trabalho. As Técnicas Secretariais são entendidas como as funções que o Secretario Executivo desenvolve no setor administrativo de uma organização, desse modo, surge a necessidade de aprimorar essas funções, pelo fato, de ela estar diretamente ligada aos grandes centros decisórios da organização. Com isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica para identificar o que fora adaptado ao seu perfil, como também a importância dessa adaptação para o mercado de trabalho. Enfatizou-se, nessa pesquisa, duas Técnicas Secretariais que tem bastante destaque nas organizações, sendo que, elas contribuem de maneira expressiva para o desenvolvimento e organização de uma empresa, que são, Atendimento e Gestão de Documentos. Atendimento é o ato de atender bem, de prestar informações de maneira clara, concisa e educada. A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos que tem como objetivo manter organizado, armazenado e controla a produção desnecessária e direciona para a guarda de maneira adequada os documentos de uma organização.
Abstract: The constant changes occurred in the labor market, has caused many professions hone or even would create new profiles to their profession, all to meet the demanding market and competitive. With the profession Executive Secretariat was no different, to match this on new labor market, had to improve work techniques. The Secretarial techniques is understood as the roles that the Executive Secretary develops in the administrative sector of an organization, of this mode, there is a necessity to improve its functions, because this is directly linked to the major decision-making centers of the organization. With that, we did a literature search to identify what had been adapted to your profile, as the importance of this adaptation to the labor market. It was emphasized in this research, two Secretarial Techniques which has rather prominently in the organizations, whereas that, they contribute more significantly to the development and organization of a company, which are, Attendance and Document Management. Attendance is the act of cater well, from providing clear information, concise and polite. The document management is the set of procedures which serves to keep organized and stored, by controlling the unnecessary, its course and taken to the guard properly documents of an organization.
Palavras-chave: Técnicas secretariais
Mercado de trabalho
Gestão de documentos
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Tecnologia em Secretariado

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