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Title: Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa: algumas considerações
metadata.dc.creator: FERREIRA, Samara de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Celeste Maria da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9073170752973521 
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Citation: FERREIRA, Samara de Abreu. Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa: algumas considerações. Orientadora: Celeste Maria da Rocha Ribeiro. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1584. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo objetiva analisar dois livros didáticos de língua portuguesa, do 9° ano do Ensino Fundamental, do ciclo 2020 a 2023 do PNLD, a fim de traçar uma análise comparativa sobre como exploram a temática voltada à variação linguística (VL). Esta pesquisa segue os pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005); além de discussões conceituais sobre norma linguística (FARACO, 2008), a variação linguística, preconceito linguístico, ensino de português e livro didático (BAGNO, 1999; BRASIL, 2018; CHAMMA, 2007; CASTILHO, 2012; SILVA, 2021; CARVALHO, 2012; OTA, 2009 e DANTE, 1996). Para a observação e análise dos dados foi adaptada uma ficha de avaliação do trabalho de Coelho (2007) que apresenta os critérios de análise. Os resultados mostram que os dois livros analisados não abordam a variação linguística de maneira semelhante, haja vista que um deles trabalha a temática de maneira mais adequada e consistente do que o outro. Entretanto, em ambos, a exploração da língua sob a perspectiva dos gêneros do discurso é deficiente.
Abstract: This article objectively analyzes two Portuguese language textbooks, from the 9th year of Elementary School, from the 2020 to 2023 cycle of the PNLD, in order to draw a comparative analysis on how they explore the topic focused on linguistic variation (VL). This research follows the theoretical-methodological assumptions of educational sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005); in addition to conceptual discussions about linguistic norms (FARACO, 2008), linguistic variation, linguistic prejudice, teaching Portuguese and textbooks (BAGNO, 1999; BRASIL, 2018; CHAMMA, 2007; CASTILHO, 2012; SILVA, 2021; CARVALHO, 2012; OTA, 2009 and DANTE, 1996). For data observation and analysis, an evaluation form from the work of Coelho (2007) was adapted, which presents the analysis criteria. The results show that the two books studied do not address linguistic variation in a similar way, as one of them deals with the topic in a more adequate and consistent way than the other. However, in both, the exploration of language from the perspective of speech genres is deficient.
Keywords: Sociolinguística educacional
Livro didático
Língua portuguesa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

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