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Título: Prática docente no ensino remoto em Macapá-AP (2020-2021): o uso de tecnologias digitais nas vivências de professores de línguas estrangeiras
Autores: AMORAS, Aluana Vilhena
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0837611198048819
Orientador: PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8552302919151267
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: AMORAS, Aluana Vilhena. Prática docente no ensino remoto em Macapá-AP (2020-2021): o uso de tecnologias digitais nas vivências de professores de línguas estrangeiras. Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1589. Acesso em:.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado, globalmente, pelo início da Covid-19. Isso afetou o desenvolvimento e a realização tradicional das atividades educacionais. Uma medida adotada pelas instituições públicas amapaenses, para propiciar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem formal, foi a prática do ensino remoto em todas as disciplinas do currículo escolar. Como as disciplinas de Línguas Estrangeiras (LE) precisam de um formato de ensino diferenciado, necessitaram de adequações e uso de tecnologias diversificadas para a prática das competências de comunicação, de compreensão oral e escrita, produção oral e escrita, no ensino remoto, a despeito de parcos domínios quanto à utilização. Esse contexto, ensejou o seguinte problema de pesquisa: Como as professoras de LE vivenciaram o uso de tecnologias digitais em suas práticas docentes no ensino remoto? Assim, a pesquisa objetivou analisar as práticas docentes vivenciadas pelas professoras de LE no ensino remoto, durante o período pandêmico (2020 e 2021), em Macapá-AP, com foco do uso de tecnologias digitais. Para viabilizar esse objetivo, delineou-se os seguintes objetivos específicos a) discutir sobre prática docente no contexto educacional do ensino remoto; b) averiguar a aplicação de recursos tecnológicos na educação, com foco nos recursos tecnológicos digitais utilizados por professoras no ensino remoto, bem como entraves, possibilidades e desafios enfrentados na prática docente e c) investigar as vivências de professoras de línguas estrangeiras em suas práticas quanto ao uso de recursos tecnológicos digitais em quatro escolas estaduais de Macapá-AP. A metodologia adotada teve o suporte do método hermenêutico, de abordagem qualitativa e tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado, sendo os sujeitos sete professoras das disciplinas de LE de quatro escolas estaduais, situadas em Macapá-AP: Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Mário Quirino da Silva, Escola Estadual General Azevedo Costa e Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos. No tratamento dos dados, adotou-se técnicas da Análise de Conteúdo. Dessa forma, constatou-se o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas docentes das professoras de LE, utilizando metodologias diferenciadas para alcançar o maior número de estudantes, pelo WhatsApp, pelas plataformas de videoconferências, pelo Google Forms, na utilização de vídeos do YouTube e internet. Os professores, pelos seus próprios meios, mantiveram o ensino remoto funcionando em 2020 e 2021, em Macapá-AP. Foram momentos de aprendizado, de produção de conteúdo e precisaram ser estudados para propor medidas para aprimorar o ensino presencial em suas práticas docentes de LE
Abstract: The year 2020 was marked, globally, by the start of Covid-19. This has affected the development and traditional implementation of educational activities. A measure adopted by public institutionsin Amapá, to facilitate the continuity of the formal teaching-learning process, was the practice of remote teaching in all subjects of the school curriculum. As Foreign Language (FL) subjects require a differentiated teaching format, they required adaptations and the use of diverse technologies to practice communication skills, oral and written comprehension, oral and written production, in remote teaching, despite of few domains in terms of use. This context gave rise to the following research problem: How did FL teachers experience the use of digital technologies in their teaching practices in remote teaching? Thus, the research aimed to analyze the teaching practices experienced by FL teachers in remote teaching, during the pandemic period (2020 and 2021), in Macapá-AP, focusing on the use of digital technologies. To achieve this objective, the following specific objectives were outlined: a) discuss teaching practice in the educational context of remote teaching; b) investigate the application of technological resources in education, focusing on digital technological resources used by teachers in remote teaching, as well as obstacles, possibilities and challenges faced in teaching practice and c) investigate the experiences of foreign language teachers in their practices regarding use of digital technological resources in four state schools in Macapá-AP.The methodology adopted was supported by the hermeneutic method, with a qualitative approach and using the case study as the type of research. The data collection instrument was a semi-structured questionnaire, with the subjects being seven teachers of FL subjects from four state schools, located in Macapá-AP: Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Mário Quirino da Silva, Escola Estadual General AzevedoCosta and Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos. When processing the data, Content Analysis techniques were adopted. In this way, the impact of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on the teaching practices of FL teachers wasverified, using different methodologies to reach the largest number of students, through WhatsApp, videoconferencing platforms, Google Forms, in use of YouTube videos and the internet. Teachers, by their own means, kept remote teaching running in 2020 and2021, in Macapá-AP. They were moments of learning, of content production and needed to be studied to propose measures to improve face-to-face teaching in their FL teaching practices
Palavras-chave: Práticas docentes
Ensino remoto
Tecnologias digitais
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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