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dc.creatorCARDOSO, Jessé Martins-
dc.date.accessioned2024-08-08T11:45:45Z-
dc.date.available2024-08-08T11:45:45Z-
dc.date.issued30-10-2023-
dc.identifier.citationCARDOSO, Jessé Martins. Cultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálise. Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos. 2023. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1592-
dc.description.abstractThe research aims to analyze how graduates of the psychoanalysis training course offered by the Associação Evangélica de Psicanalistas do Espírito Santo (AEP-ES), stance on or analyze the interface between evangelical Christian religion and psychoanalytic theories. As its specific objectives, the research aims to question the teaching methods used by the AEP-ES within its training courses, when in comparison to the academic psychoanalysis, so to understand how the evangelical psychoanalysis formation impacts these professionals’ works. The research counted with the participation of 05 (five) school graduates, individuals who completed their training more than two years ago. The theoretical contribution is based on Carvalho's thesis (2007) and articles by Duarte & Carvalho (2005) to understand the relationship between the study of psychoanalysis and the Brazilian evangelical movement. Our reading of the cultural and educational phenomenon existing in AEP is discussed within the concept of cultural hybridity by Canclini (2011) and Burke (2016). This is a field research, with a qualitative approach and which will follow the methodological procedures of formativapesquisa, using an interview technique divided into 03 (three) phases for data collection, and thematic analysis for understanding and interpretation of the data. As results, we seek to understand the stance of graduates and the impacts of this training on their professional experiences and perspectives on the world. The consciousness-shifting exercises carried out in the interview phases will enable participants to rethink and carry out a self-assessment regarding their training processes in clinical psychoanalysis, with these research products being applied to their life experiences and professional activities. By the end, we understand that, within their logic and limits of understanding, each of the graduates is aware that AEP's teaching proposal is the profusion of a psychoanalysis whose evangelical culture and theology have a leading role in opposition to classical Freudian psychoanalysis, and that such a model of cultural hybridity can resonate in positive and negative impacts on their training and professional practicespt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCultura evangélicapt_BR
dc.titleCultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611756049929563-
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Cariacás Romão dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031719315013253-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar o modo como os egressos do curso de formação em psicanálise oferecido pela Associação Evangélica de Psicanalistas do Espírito Santo (AEP-ES) se posicionam ou analisam a interface existente entre religião cristã evangélica e as teorias psicanalíticas. E como objetivos específicos, o estudo busca questionar as metodologias de ensino utilizadas pela AEP-ES em seus cursos de formação em comparação com o ensino acadêmico da psicanálise, por fim, compreender os impactos da formação evangélica psicanalítica na atuação desses profissionais. A pesquisa conta com a participação de 05 (cinco) egressos da escola, indivíduos que concluíram sua formação há mais de dois anos. O aporte teórico se fundamenta na tese de Carvalho (2007) e nos artigos de Duarte & Carvalho (2005) para compreensão da relação existente entre o estudo da psicanálise e movimento evangélico brasileiro. Nossa leitura acerca do fenômeno cultural e educacional existente na AEP é discutida dentro do conceito de hibridismo cultural de Canclini (2011) e Burke (2016). Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e que seguirá os procedimentos metodológicas da formativa pesquisa, utilizará a técnica de entrevista dividida em 03 (três) fases para coleta de dados e análise temática para compreensão e interpretação dos dados. Buscamos, como resultado, compreender o posicionamento dos egressos e os impactos dessa formação em suas vivências profissionais e perspectivas de mundo. Os exercícios de deslocamento de consciência realizados nas fases de entrevistas possibilitarão aos participantes repensarem e realizarem uma auto avaliação acerca de seus processos formativos em psicanálise clínica sendo estes produtos da pesquisa aplicados às suas experiências de vida e atuações profissionais. Por fim, concluímos que cada um dos egressos dentro de suas lógicas e limites de compreensão tem consciência de que a AEP tem como proposta de ensino a profusão de uma psicanálise cuja cultura evangélica e a teologia tenham protagonismo diante da psicanálise clássica freudiana e que tal modelo de hibridismo cultural reverbera em impactos positivos e negativos em suas formações e práticas profissionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.description.affiliationSEED - Secretaria de Educação do Estado do Amapá-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2171-8922-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2083-6529-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES-
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CULTURAS-
dc.languagePortuguês-
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