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Título: Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Amapá, Campus Santana -AP: uma análise sobre a perspectiva da Educação Física na formação dos sujeitos da classe trabalhadora (2016-2022)
Autores: NÓBREGA, Jessica de Oliveira Pontes
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3805286434435603
Orientador: BARLETA, Ilma de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8714509231648026
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: NÓBREGA, Jessica de Oliveira Pontes. Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Amapá, Campus Santana-AP: uma análise sobre a perspectiva da Educação Física na formação dos sujeitos da classe trabalhadora (2016-2022). Orientadora: Ilma de Andrade Barleta. Coorientador: Gustavo Maneschy Montenegro. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1593. Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação visa analisar como a Educação Física está configurada para formação de nível médio integrada à educação profissional e técnica ofertada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Santana. Com efeito, percorremos as temáticas relacionadas à formação de nível médio, o mundo do trabalho e a Educação Física para compreendermos o seu papel na conjuntura política, social e econômica subjacentes à própria institucionalização dos Institutos Federais a essa modalidade de ensino. Desse modo, consideramos uma importante reflexão olhar tanto para as políticas educacionais, quanto para as políticas dessas instituições, no intuito de ver as interfaces na formação de nível médio, voltada para os sujeitos da classe trabalhadora, com vistas a atender as expectativas do setor produtivo. Considerando as interferências que a sociedade capitalista traz para o modelo de formação, sob determinações históricas, discutimos como isso repercute no projeto de Educação e, por conseguinte, nos objetivos e delineamentos para Educação Física no âmbito escolar. Com base nas discussões teóricas de Ramos (2008), Frigotto (2006), Carnoy (1987), Manacorda (2007), Freire (2011), Souza e Benites (2021) dentre outros, visualizamos a articulação entre o papel do Estado e a função social da escola. Assim, a pesquisa surge da indagação central que questiona: como se constitui a Educação Física na perspectiva da formação de nível médio integrada à educação profissional e técnica ofertada no IFAP – Campus Santana a partir das concepções que orientam seu ensino? Nosso suporte teórico metodológico se alinha ao materialismo histórico-dialético, dado ao contexto no qual se inserem as relações sociais estabelecidas para essa modalidade de formação. Para cercar o objeto de pesquisa, recorremos aos procedimentos de pesquisa documental, com efeito, imergimos na análise de documentos produzidos no IFAP – Campus Santana, no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2022. E também a legislação brasileira e os dados educacionais dos últimos 11 anos, interpretados por meio da Análise de Conteúdos a partir dos elementos operacionais propostos por Bardin (2016). Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que o número de matrículas no EMIEPT em Santana-AP cresceu 220,8% no período de 2016 a 2022, mantendo a tendência de crescimento observado na região Norte (97,5%), Amapá (386,1%) e Brasil (103,9%). A partir desses dados, a relação percentual das matrículas de Santana em relação ao Amapá, revelaram um crescimento que foi de 7,66% a 19,61%, permitindo concluir que Santana-AP tem participação significativa na formação de ensino médio integrado no Estado do Amapá. O estudo também revelou que a Educação Física possui potencialidades em vários espaços da vida humana, dependendo de como isso é levado para o âmbito escolar, pode ou não ser aliada na busca pela superação da dualidade estrutural e do ensino utilitário. Ademais, os resultados das análises mostraram que nos cursos de nível médio ofertados no Campus Santana, a Educação Física apresenta características de três concepções pedagógicas, constituindo a participação dos sujeitos da classe trabalhadora na vida social, cultural e esportiva, no processo reflexivo do pensamento crítico e na leitura da realidade
Abstract: The present dissertation aims to analyze how Physical Education is configured for medium level training integrated with professional and technical education offered at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Santana. Indeed, we covered the themes related to secondary education, the world of work and Physical Education in order to understand their role in the political, social and economic conjuncture. This conjuncture underlying the very institutionalization of Instituto Federal to this modality of education. In this way, we consider it an important reflection to look at both educational policies and the policies of these institutions. In order to see the interfaces in secondary education, aimed at working class subjects, with a view to meeting the expectations of the productive sector. Considering the interferences that capitalist society brings to the training model, under historical determinations, we discuss how this affects the Education project and, consequently, the objectives and outlines for Physical Education in the school environment. Based on the theoretical discussions of Ramos (2008), Frigotto (2006), Carnoy (1987), Manacorda (2007), Freire (2011), Souza and Benites (2021) among others, we visualize the articulation between the role of the State and the social function of the school. Thus, the research arises from the central question that asks: how is Physical Education constituted in the perspective of middle-level training integrated with the professional and technical education offered at IFAP — Campus Santana, based on the concepts that guide its teaching? Our methodological theoretical support is aligned with historical-dialectical materialism, given the context in which the social relations established for this type of training are inserted. To surround the research object, we resorted to documentary research procedures. Indeed, we immersed ourselves in the analysis of documents produced at IFAP — Campus Santana, from January 2016 to December 2022. In addition to Brazilian legislation and educational data from the last 11 years, interpreted through Content Analysis from the elements of operational procedures proposed by Bardin. (2016). The results obtained in this research showed that the number of enrollments in EMIEPT in Santana-AP grew 220.8% in the period from 2016 to 2022, maintaining the growth trend observed in the North region (97.5%), Amapá (386.1 %) and Brazil (103.9%). From these data, the percentage ratio of enrollments in Santana in relation to Amapá, revealed a growth that went from 7.66% to 19.61%. This allows to conclude that Santana-AP has a significant participation in the formation of integrated secondary education in the State of Amapá. The study also revealed that Physical Education has potential in various spaces of human life. Depending on how it is taken to the school environment, it may or may not be an ally in the search for overcoming the structural duality and utilitarian teaching. In addition, in the high school courses offered at Campus Santana, Physical Education presents characteristics of three pedagogical concepts. These concepts constitute the participation of working class subjects in social, cultural and sports life, in the reflective process of critical thinking and reading reality
Palavras-chave: Institutos federais - Ensino médio integrado
Educação física - Currículos
Professores de educação física - Formação
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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