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Título: A implementação do ensino de música em escolas da rede estadual amapaense: implicações para a formação e o trabalho docente em arte no Município de Macapá-AP
Autores: CYRILLO, José Miguel de Souza
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6547130299461188
Orientador: GUIMARÃES, André Rodrigues
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0146898361391391
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: CYRILLO, José Miguel de Souza. A implementação do ensino de música em escolas da rede estadual amapaense: implicações para a formação e o trabalho docente em arte no Município de Macapá-AP. Orientador: André Rodrigues Guimarães. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1594. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa analisa a implementação do ensino de música em escolas da rede de educação básica do Estado do Amapá, considerando as implicações para a formação e o trabalho docente, a partir de sua obrigatoriedade como componente do currículo escolar através da Lei N. 13.278/2016. Essa lei altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional e define a música como uma das linguagens no ensino de artes na educação básica. Metodologicamente, buscamos aproximação com o Materialismo Histórico-Dialético, com coleta e tratamento de dados a partir de entrevista semiestruturada não-diretiva. Foram entrevistados sete professores de sete Escolas da área metropolitana de Macapá, selecionadas por zonas geográficas, tendo como principal critério a densidade demográfica de cada região. Além desses, dois representantes do Estado, sendo um membro do Conselho Estadual de Educação e outro da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. Os dados revelam a inexistência de um processo formal de implementação da política pública investigada, incluindo ausência de oferta institucional de formação continuada e de contratação de profissionais com formação específica para atender a legislação. Esse processo acarreta implicações para a atividade laboral dos docentes, além de impossibilitar a efetividade do ensino de música nas escolas pesquisadas, com prejuízo para os processos de formação integral humana e negação do direito aos educandos de usufruto dessa prática formativa
Abstract: The present research analyzes the implementation of music teaching in schools of the basic education network in the State of Amapá, considering the implications for training and teaching work, from its mandatory nature as a component of the school curriculum through Law N. 13.278/ 2016 The aforementioned law amends § 6 of art. 26 of Law No. 9,394, of December 20, 1996, which sets the guidelines and bases of national education, defines music as one of the languages in the teaching of arts in basic education. Methodologically, we seek to approach Dialectical Historical Materialism, with data collection and treatment based on a non-directive semi-structured interview. Seven teachers from seven schools in the metropolitan area of Macapá were interviewed, selected by geographic zones, having as main criterion the demographic density of each region. In addition to these, two representatives of the State, one being a member of the State Council of Education and the other of the Secretary of Education of the State of Amapá. The data reveal the inexistence of a formal process of implementation of the investigated public policy. Including lack of institutional offer of continuing education and hiring professionals with specific training to meet the legislation. This process has implications for the work activity of teachers, in addition to making it impossible for the effectiveness of music teaching in the schools surveyed, with damage to the processes of integral human formation and denial of the right to students to enjoy this formative practice
Palavras-chave: Ensino de música
Professores de música - Formação
Ensino profissional - Currículos
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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