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Título: Cultura militar nas escolas públicas civis no Amapá: as implicações da padronização e homogeneidade na diversidade sexual LGBTQIAP+
Autores: DIAS, Zenilda Rodrigues
Orientador: PEREIRA, Alexandre Adalberto
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4232386051172176
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: DIAS, Zenilda Rodrigues. Cultura militar nas escolas públicas civis no Amapá: as implicações da padronização e homogeneidade na diversidade sexual LGBTQIAP+. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1599. Acesso em:.
Resumo: O presente texto de Dissertação apresenta os aspectos teóricos e metodológicos definidos para a dissertação, assim como as discussões sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+ no contexto da padronização e homogeneidade na cultura militar, com os conflitos existentes gerados entre o conservadorismo presente na militarização e os princípios democráticos explícitos na educação brasileira. A militarização das escolas públicas no Amapá se apresenta a partir de um padrão comportamental, que busca a padronização dos corpos, a escola, nesse meio, pode está construindo um processo de negação dos sujeitos, uma vez que os sujeitos são, em si, diversos, violando, assim, o direito à educação. Portanto, é inevitável questionar como os docentes do Ensino Médio, da área de conhecimento de Ciências Humanas, de escolas de gestão compartilhadas abordam as discussões sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+, considerando, dessa forma, a cultura militar. Assim, temos como objetivo geral: Analisar o modo como os docentes do Ensino Médio da área de conhecimento de Ciências Humanas, de escolas de gestão compartilhada, abordam as discussões sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+, considerando as implicações que a cultura militar (nos aspectos de homogeneização e padronização identitária no espaço escolar) no qual estão inseridos profissionalmente. Para tanto, será utilizado o recorte histórico dos anos de 2017 a 2023. Na perspectiva teórica da dissertação abordaremos a seguinte base teórica: padronização constituinte na cultura militar diante da diversidade sexual LGBTQIAP+, bem como do conservadorismo na educação, compreendendo-o como movimento histórico conflitivo em relação ao fenômeno democrático, em especial na concepção de homogeneidade da cultura militar, tendo a contribuição de autores que são referências nos mais variados conceitos de cultura como: Williams (2011); além de autores que discutem o conservadorismo e o neoconservadorismo como Burke (2014); já no estado militar e na militarização teremos a contribuição de Ribeiro (2019); no que se refere a homogeneidade, autores como Gramsci (2011); e Freitas (2018) discutindo sobre privatização da educação e sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+ . Autores como Pereira (2022), tratam sobre os enfrentamentos; também autores como Borrilo (2010), fazem parte das referências e por fim, Saviani (2008) como referências de uma escola mais democrática. Diante disso, trazemos apontamentos Reflexos das ações neoconservadoras e ações democráticas nas discussões sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+ nas escolas militarizadas. E, por fim, os apontamentos sobre a escola como um espaço de resistências e lutas. No caminho metodológico, os escolhidos foram: Tipo de pesquisa: Qualitativa; Bases epistemológicas e procedimentais: Histórico dialética; Lócus e sujeitos das pesquisas: Escolas Estaduais: Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, Risalva de Freitas do Amaral, Igarapé da Fortaleza e Afonso Arinos de Melo Franco; os sujeitos são os professores do Ensino Médio da área de conhecimento de ciências humanas; Instrumento e técnica de coleta dos dados: Entrevista; Tratamento e análise dos dados: Hermenêutica dialética. Desse modo, em nossa conclusão os achados revelaram a influência da militarização na prática docente do professor e consequentemente, o impacto dessa prática nas ações de enfrentamento e na discussão sobre a diversidade sexual LGBTQIAP+ no ambiente escolar
Abstract: This dissertation text presents the theoretical and methodological aspects defined for the dissertation, as well as the discussions on LGBTQIAP+ sexual diversity in the context of standardization and homogeneity in the military culture, with the existing conflicts generated between the conservatism present in militarization and democratic principles explicit in Brazilian education. The militarization of public schools in Amapá is presented from a behavioral pattern, which seeks the standardization of bodies. The school, in this context, should build a process of denial of the individuals, since the subjects themselves are diverse, and in this way can happen a violating of the right to education. Therefore, it is inevitable to question how high school teachers of Human Sciences, from shared management schools, approach discussions on LGBTQIAP+ sexual diversity, considering, the military culture. Looking at this, our general objective: To analyze the way in which high school teachers in the area of knowledge of Human Sciences, from shared management schools, approach discussions about LGBTQIAP+ sexual diversity, considering the implications that military culture (in the aspects of homogenization and identity standardization in the school space) in which they are professionally inserted. To this end, the historical period from 2017 to 2023 will be used. In the theoretical perspective of this Dissertation it will be approached the following: constituted standardization in military culture in the face of LGBTQIAP+ sexual diversity, as well the conservatism in education, understanding it as a conflictive historical movement in relation of democratic phenomena, especially in the concept of homogeneity of military culture. The authors who contribute in this discussion are references on various concepts of culture: Williams (2011); besides authors who discuss conservatism e o neoconservatism like Burke (2014); In concerning of military State and the militarization there will be the contribution of Ribeiro (2019). Referring to homogeneity, studious as Gramsci and Freitas (2018). Discussing privatization of education and LGBTQIAP+ sexual diversity, authors as Pereira (2022), treat about confrontation. And also, Borrilo (2010), take part on the references., besides and Saviani (2008) as references of a more democratic school. In view of this, we bring notes Reflections of neoconservative actions and democratic actions in discussions on LGBTQIAP+ sexual diversity in militarized schools. And, finally, the notes about the school as a space of resistance and struggle. In the methodological part, the chosen ones were: Qualitative Research; Epistemological and procedural base is Historical dialectic; Locus and research subjects are Public Schools (teacher Antônio Messias Gonçalves da Silva, Risalva de Freitas do Amaral, Igarapé da Fortaleza and Afonso Arinos de Melo Franco); the subjects are teachers in the area of human sciences; Data collection instrument and technique is interviews; Data treatment and analysis is based on Dialectical hermeneutics. Thus, in our conclusion, the findings revealed the influence of militarization on the teacher's teaching practice and consequently, the impact of this practice on actions to confront and discuss LGBTQIAP+ sexual diversity in the school environment
Palavras-chave: Educação
Educação militar
Escola militar
Identidade de gênero na educação
Minorias sexuais - Educação
LGBTQIAP+
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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