Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1606
Title: Estudo de caso de dois surdos e suas interações por meio da Libras e da Língua Portuguesa no ambiente escolar: respeito ou apagamento das identidades surdas?
metadata.dc.creator: CANTO, Alex de Almeida
OLIVEIRA, Márcia Micaely Sales de
SOARES, Rebeca dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Martha Christina Ferreira Zoni do
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6080220601150647
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Citation: CANTO, Alex de Almeida; OLIVEIRA, Márcia Micaely Sales de; SOARES, Rebeca dos Santos. Estudo de caso de dois surdos e suas interações por meio da Libras e da Língua Portuguesa no ambiente escolar: respeito ou apagamento das identidades surdas?. Orientadora: Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1606. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa que procurou analisar o percurso de dois surdos em sua trajetória escolar desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. A base teórica parte de autores como Hall (2006), Perlin (2021), Santos (1997), Strobel (2008), Candau (2020), Fleury (2017), Quadros (2000), Gass e Selinker (2008), Mota (2008), Albres (2010). A metodologia de pesquisa é qualitativa (LAKATOS; MARCONI, 2001) e o tipo é o Estudo de Caso (JÚNIOR; MORAIS, 2018).Os dados foram coletados por meio de entrevistas durante 5 meses no Município de Macapá, Estado do Amapá. Os resultados demonstram que, geralmente, ainda é muito forte a presença de uma cultura (“monocultura”) na escola, sobretudo quando nos referimos a sujeitos que não são falantes da Língua Portuguesa. Nesse caso, ficam à parte do processo educacional e “imersos” ou “submersos” em uma cultura majoritariamente ouvinte e alijados do direito de ser sujeito surdo na escola.
Keywords: Bilinguismo
Surdos
Interculturalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Letras - Português / Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoCasoSurdos.pdf385,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons