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Título: A política de formação continuada de professores para o PROEJA: uma análise no IFAP - Campus Macapá
Autores: SILVA, Quelem Suelem Pinheiro da
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8573643855962610
Orientador: NOVAIS, Valéria Silva de Moraes
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6595236046950756
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: SILVA, Quelem Suelem Pinheiro da. A política de formação continuada de professores para o PROEJA: uma análise no IFAP - Campus Macapá. Orientadora: Valéria Silva de Moraes Novais. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1616. Acesso em:.
Resumo: A educação de jovens e adultos, no Brasil, acontece de forma tardia. Além disso, observa-se que a formação dos professores que nela atuam não tem a devida atenção, tendo em vista que os sujeitos dessa modalidade possuem especificidades, o que evidencia a necessidade da formação específica de professores para tal público. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a política de formação continuada de professores para o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no IFAP – Campus Macapá. Tal objetivo surge a partir da questão-problema: como se configura a política de formação continuada de professores para o PROEJA no IFAP - Campus Macapá? Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no método dialético, com abordagem quali-quantitativa, a partir de pesquisa de campo, tendo como lócus o IFAP – Campus Macapá. A obtenção dos dados foi por meio de questionário on-line e entrevista semiestruturada, abrangendo, como sujeitos de pesquisa, docentes e coordenador do PROEJA em Segurança no Trabalho, tendo em vista que era o único curso ofertado por esse Campus no período da pesquisa. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo para sistematização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes que atuam no IFAP - Campus Macapá necessitam de formação continuada, dada as fragilidades de sua formação inicial e insuficiente formação continuada para lidar com as especificidades da EJA e do PROEJA. Essa constatação se aplica tanto aos docentes da base comum quanto aos da formação profissional. Ademais, foi identificada a carência da formação continuada de professores para o PROEJA no âmbito do IFAP, pois muitos docentes avaliaram as ações do IFAP sobre tal temática como insuficientes, o que demonstra a fragilidade da política institucional em promover a formação continuada de seus docentes, que predominantemente estão há cinco anos ou mais na Instituição
Abstract: The education of young people and adults in Brazil happens late. Additionally, it has been noted that the training of teachers who work with it does not receive the proper attention, despite the fact that the subjects covered by this modality have unique characteristics. This underlines the necessity of providing teachers with specialised training for this audience. For PROEJA (National Programme for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education) at IFAP (Federal Institute of Amapá) - Campus Macapá, this work analyses the policy for continuing teacher education. How is the policy of continuing teacher education for PROEJA at IFAP - Campus Macapá configured? This is the question-problem that gives rise to this purpose. The IFAP - Campus Macapá serves as the research's locus, and its theoretical and methodological basis is founded on the dialectical method with a quali-quantitative approach. Since PROEJA in Occupational Safety was the only course this Campus provided throughout the research period, information was gathered through an online questionnaire and semi-structured interviews with professors and coordinators of the programme. For systematisation and data analysis, we employed the method of content analysis. Given the weaknesses of their initial training and the lack of sufficient ongoing training to deal with the unique aspects of EJA and PROEJA, the research findings demonstrate that the educators who worked at IFAP - Campus Macapá needed additional training. Both teachers of basic education and those in professional training should take note of this observation. Additionally, it was discovered that there was no ongoing teacher preparation for PROEJA within the responsibility of IFAP. This is due to the fact that many teachers felt that IFAP's efforts in this area were insufficient, which illustrates the fragile state of institutional policy in encouraging the ongoing training of its teachers, the majority of whom have worked there for five years or longer
Palavras-chave: PROEJA
Professores - Formação
Educação de jovens e adultos
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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