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http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1750
Título: | Violência sexual na infância: práticas pedagógicas com crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Macapá-AP |
Autores: | DAMASCENO, Daniele Pelaes |
Orientador: | BRITO, Angela do Céu Ubaiara |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2696181179461504 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Citação: | DAMASCENO, Daniele Pelaes. Violência sexual na infância: práticas pedagógicas com crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Macapá-AP. Orientadora: Angela do Céu Ubaiara Brito. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1750. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo encontra-se no campo de discussões das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação intercultural e emancipatória para formação educativa e preventiva da violência sexual contra as crianças. O trabalho é desenvolvido na linha de pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). A questão norteadora busca investigar de que forma a professora desenvolve as práticas pedagógicas acerca da violência sexual com as crianças, no sentido de trabalhar conceitos, formação, informação e ações de proteção resguardando os seus direitos na infância? Assim, tem como objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas acerca de prevenção da violência sexual contra crianças em uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Macapá-AP. Especificamente, buscou descrever a epistemologia da prática intercultural e emancipatória que aborde a discussão da Sexualidade e Violência Sexual na perspectiva da infância; caracterizar as estratégias metodológicas de ensino utilizadas pela professora em relação ao trabalho sobre violência sexual na infância; averiguar como as práticas pedagógicas discutem sobre a proteção dos direitos da criança, entre eles o direito ao respeito e dignidade e identificar os conceitos sobre violência abordados com as crianças no sentido de prevenção de abuso sexual na infância. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincon (2006), Minayo (2001), sendo um estudo de caso fundamentado em Yin (2001), por se tratar de uma investigação profunda e sistemática de uma instância específica. Os instrumentos de coleta de dados alicerçam nas 3 (três) fontes de evidências propostas por Yin (2001) sendo: A documentação, artefatos físicos e observação direta. O locus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roraima. Os participantes envolveram a professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental e 23 alunos. O tratamento dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), respeitando-se os devidos princípios éticos da pesquisa. Os resultados estão divididos em duas subseções baseadas nas categorias de análise, as quais compreenderam 12 excertos de práticas pedagógicas utilizadas pela docente com as crianças. Os resultados do trabalho indicam que a professora desenvolveu práticas pedagógicas lúdicas e intencionais, fundamentadas em uma educação sexual que visa a compreensão de conceitos, formação, informação e ações de proteção para garantir os direitos das crianças, especialmente, no que diz respeito à violência sexual na infância. Percebeu-se que as atividades foram organizadas afim de incentivar a interação das crianças no processo de aprendizagem, com rodas de conversa, contações de histórias, jogos e dinâmicas lúdicas, que refletiu o cuidado ao abordar o tema, respeitando a idade das crianças da turma. Assim, espera-se contribuir na formação de crianças e adultos acerca da temática da violência sexual, apresentando estratégias de autoproteção, de forma mais lúdica, interessante e adequada à infância. |
Abstract: | This study falls within the realm of discussions on pedagogical practices from the perspective of intercultural and emancipatory education for the educational and preventive training against sexual violence towards children. The research is conducted under the line of investigation: Education, Cultures, and Diversity within the Postgraduate Program in Education (PPGED/UNIFAP). The guiding question seeks to investigate how the teacher develops pedagogical practices related to sexual violence with children, focusing on working with concepts, training, information, and protective actions to safeguard their rights during childhood. The objective is to understand the development of pedagogical practices focused on sexual violence in childhood, aiming to grasp the concepts, training, information, and protective actions related to children's rights. Specific objectives include: describing the epistemology of intercultural and emancipatory practices that address discussions on sexuality and sexual violence from a childhood perspective; characterizing the teaching strategies employed by the teacher concerning work on sexual violence in childhood; and examining how pedagogical practices discuss the protection of children's rights, including the right to respect and dignity. The methodology is grounded in a qualitative approach, according to Denzin and Lincoln (2006) and Minayo (2001), and is a case study based on Yin (2001), as it involves an in-depth and systematic investigation of a specific instance. Data collection instruments are based on the three sources of evidence proposed by Yin (2001), namely: documentation, physical artifacts, and direct observation. The research locus is the Municipal Elementary School of Roraima. Participants included the teacher of a 2nd-grade class and 23 students. Data analysis was conducted using Content Analysis according to Bardin (2016), adhering to the ethical principles of research. Results are divided into two subsections based on the analysis categories, which included 12 excerpts of pedagogical practices used by the teacher with the children. Findings indicate that the teacher developed playful and intentional pedagogical practices based on sexual education aimed at understanding concepts, training, information, and protective actions to ensure children's rights, particularly regarding sexual violence in childhood. It was observed that activities were organized to encourage children's interaction in the learning process, through conversation circles, storytelling, games, and playful dynamics, reflecting careful consideration of the topic while respecting the children's age. It is hoped that this will contribute to the education of children and adults on the topic of sexual violence, presenting self-protection strategies in a more playful, engaging, and age-appropriate manner. |
Palavras-chave: | Violência sexual Infância Prática pedagógica |
Área do conhecimento: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
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