Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVEIRA, Daniele Baía | - |
dc.creator | COSTA, Luiz Gustavo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:31:52Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T13:31:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Daniele Baía; COSTA, Luiz Gustavo da Silva. TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022. Orientadora: Benilda Miranda Veloso Silva. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em:http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772 . Acesso em:. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772 | - |
dc.publisher | UNIFAP - Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | Via SIPAC | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) | pt_BR |
dc.subject | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) | pt_BR |
dc.title | TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Benilda Miranda Veloso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2806246270149753 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva descrever o panorama das produções científico-acadêmicas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e educação nas publicações das reuniões nacionais, regional norte e Revista Brasileira de Educação hospedadas no sítio eletrônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2018 a 2022. A pesquisa se justifica pela necessidade de entender como a comunidade científica reproduz os anseios sociais através de publicações voltadas para o uso das TDIC na Educação brasileira. O sítio eletrônico da ANPEd foi escolhido por se tratar de um locus virtual privilegiado pelo fato de abrigar trabalhos de pesquisadores de várias regiões brasileiras congregando diferentes perspectivas e mesclando métodos, correntes e cosmovisões distintas sobre práticas docentes. Metodologicamente, a pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e se caracteriza como uma abordagem qualitativa do tipo descritiva que utiliza como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica organizada como revisão da literatura. Os resultados apontam que foram encontrados 31 no período escrutinado demonstrando que havia muito interesse nas pesquisas dentro desse período em entender a relação das tecnologias com a Educação. Conclui-se que mesmo antes da Pandemia de COVID-19, os investigadores tentavam discutir sobre práticas pedagógicas bem sucedidas na apropriação e uso das TDIC fato que se intensificou com a disseminação da COVID-19 a partir de 2020 direcionando os debates acadêmicos registrados nos anais dos eventos da ANPEd e na RBE para a discussão sobre o os impactos da COVID-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.resumen | El presente trabajo pretende describir el panorama de las producciones científico-académicas Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación y educación en las publicaciones de las reuniones nacionales, regional norte y Revista Brasileña de Educación hospedadas en el sitio electrónico de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación en el período 2018-2022. La investigación se debe a la necesidad de entender cómo la comunidad científica reproduce los anhelos sociales a través de publicaciones orientadas al uso de las TDIC en la Educación brasileña. El sitio electrónico de ANPEd fue elegido por tratarse de un locus virtual privilegiado por el hecho de albergar trabajos de investigadores de varias regiones brasileñas congregando diferentes perspectivas y mezclando métodos, corrientes y cosmovisiones distintas sobre prácticas docentes. Metodológicamente, la investigación consiste en una revisión bibliográfica y se caracteriza como un enfoque cualitativo del tipo descriptivo que utiliza como instrumento de recolección de datos la investigación bibliográfica organizada como revisión de la literatura. Los resultados apuntan que fueron encontrados 31 en el período escrutado demostrando que había mucho interés en las investigaciones dentro de ese período en entender la relación de las tecnologías con la Educación. Se concluye que incluso antes de la pandemia de COVID-19, los investigadores intentaban discutir sobre prácticas pedagógicas exitosas en la apropiación y uso de las TDIC hecho que se intensificó con la difusión de la COVID-19 a partir de 2020 dirigiendo los debates académicos registrados en los anales de los eventos de ANPEd y en la RBE para la discusión sobre los impactos de la COVID-19 y de la Enseñanza Remota Emergencial en los procesos de enseñanza y aprendizaje. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_TDICEducacaoReflexoes.pdf | 364,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons