Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772
Title: TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022
metadata.dc.creator: SILVEIRA, Daniele Baía
COSTA, Luiz Gustavo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Benilda Miranda Veloso
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/2806246270149753
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SILVEIRA, Daniele Baía; COSTA, Luiz Gustavo da Silva. TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022. Orientadora: Benilda Miranda Veloso Silva. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em:http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva descrever o panorama das produções científico-acadêmicas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e educação nas publicações das reuniões nacionais, regional norte e Revista Brasileira de Educação hospedadas no sítio eletrônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2018 a 2022. A pesquisa se justifica pela necessidade de entender como a comunidade científica reproduz os anseios sociais através de publicações voltadas para o uso das TDIC na Educação brasileira. O sítio eletrônico da ANPEd foi escolhido por se tratar de um locus virtual privilegiado pelo fato de abrigar trabalhos de pesquisadores de várias regiões brasileiras congregando diferentes perspectivas e mesclando métodos, correntes e cosmovisões distintas sobre práticas docentes. Metodologicamente, a pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e se caracteriza como uma abordagem qualitativa do tipo descritiva que utiliza como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica organizada como revisão da literatura. Os resultados apontam que foram encontrados 31 no período escrutinado demonstrando que havia muito interesse nas pesquisas dentro desse período em entender a relação das tecnologias com a Educação. Conclui-se que mesmo antes da Pandemia de COVID-19, os investigadores tentavam discutir sobre práticas pedagógicas bem sucedidas na apropriação e uso das TDIC fato que se intensificou com a disseminação da COVID-19 a partir de 2020 direcionando os debates acadêmicos registrados nos anais dos eventos da ANPEd e na RBE para a discussão sobre o os impactos da COVID-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos processos de ensino e aprendizagem.
Keywords: Ensino Superior
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TDICEducacaoReflexoes.pdf364,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons