Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772
Title: | TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022 |
metadata.dc.creator: | SILVEIRA, Daniele Baía COSTA, Luiz Gustavo da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Benilda Miranda Veloso |
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2806246270149753 |
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Citation: | SILVEIRA, Daniele Baía; COSTA, Luiz Gustavo da Silva. TDIC e Educação: reflexões sobre as pesquisas produzidas na ANPEd no período 2018-2022. Orientadora: Benilda Miranda Veloso Silva. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em:http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1772 . Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho objetiva descrever o panorama das produções científico-acadêmicas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e educação nas publicações das reuniões nacionais, regional norte e Revista Brasileira de Educação hospedadas no sítio eletrônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2018 a 2022. A pesquisa se justifica pela necessidade de entender como a comunidade científica reproduz os anseios sociais através de publicações voltadas para o uso das TDIC na Educação brasileira. O sítio eletrônico da ANPEd foi escolhido por se tratar de um locus virtual privilegiado pelo fato de abrigar trabalhos de pesquisadores de várias regiões brasileiras congregando diferentes perspectivas e mesclando métodos, correntes e cosmovisões distintas sobre práticas docentes. Metodologicamente, a pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e se caracteriza como uma abordagem qualitativa do tipo descritiva que utiliza como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica organizada como revisão da literatura. Os resultados apontam que foram encontrados 31 no período escrutinado demonstrando que havia muito interesse nas pesquisas dentro desse período em entender a relação das tecnologias com a Educação. Conclui-se que mesmo antes da Pandemia de COVID-19, os investigadores tentavam discutir sobre práticas pedagógicas bem sucedidas na apropriação e uso das TDIC fato que se intensificou com a disseminação da COVID-19 a partir de 2020 direcionando os debates acadêmicos registrados nos anais dos eventos da ANPEd e na RBE para a discussão sobre o os impactos da COVID-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos processos de ensino e aprendizagem. |
Keywords: | Ensino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Publisher: | UNIFAP - Universidade Federal do Amapá |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.source: | Via SIPAC |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_TDICEducacaoReflexoes.pdf | 364,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License