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Título: As condições de trabalho docente nos cursos de Ciências Sociais e Sociologia da Unifap em contexto de Ensino Remoto Emergencial (2020-2022)
Autores: DIAS, Jorge Lucas de Oliveira
Orientador: LOBATO, Sidney da Silva
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7693675785742150
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: DIAS, Jorge Lucas de Oliveira. As condições de trabalho docente nos cursos de Ciências Sociais e Sociologia da Unifap em contexto de Ensino Remoto Emergencial (2020-2022). Orientador: Sidney da Silva Lobato. 2022. 265 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1835. Acesso em: .
Resumo: Com este estudo buscou-se analisar as condições de trabalho dos/as docentes que compõem um único colegiado de professores dos cursos de bacharelado em Ciências Sociais e licenciatura em Sociologia, vinculados ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido a situação de pandemia da doença Covid-19. Nesse contexto, analisou-se em quais condições esses docentes realizaram as suas atividades de trabalho, identificando e problematizando as características das estruturas físicas e virtuais utilizadas, o tempo gasto trabalhando e os recursos pedagógicos. No que diz respeito à estruturação das seções, a primeira seção – introdutória – apresenta os elementos iniciais da pesquisa, como: a) problema e problemática; b) justificativa do estudo; c) objetivos da pesquisa; d) a revisão de literatura; e) o lócus da pesquisa e os/as docentes participantes; f) apresentação dos cursos e a caracterização do perfil docente; g) os aspectos teórico-metodológicos. Entende-se esse estudo como uma pesquisa qualitativa, que parte dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético (MHD), que empiricamente se baseia em investigação documental e entrevistas de História Oral, sendo que os dados gerados por meio destes procedimentos investigativos foram examinados por meio da Análise de Conteúdo. A segunda seção aborda o debate teórico acerca das categorias relacionadas ao mundo do trabalho, que são problematizadas no estudo de condições de trabalho: precarização, intensificação e à uberização. A terceira seção foi construída sob duas perspectivas: 1ª) abordagem teórica sobre a relação entre Estado, Capital/Neoliberalismo e as Políticas Públicas Educacionais e a 2ª) diz respeito a problematização da pesquisa documental, com as ações do governo federal e mais diretamente da Unifap na pandemia, com a emergência do ERE, já apresentando resultados das entrevistas com os docentes. E na quarta seção, aprofunda-se a análise sobre os resultados das entrevistas com os/as docentes, com ênfase aos desdobramentos do contexto de Ensino Remoto Emergencial nos cursos de Ciências Sociais e Sociologia da Unifap. Nesse sentido, almeja-se apresentar os resultados mediante a confrontação de documentos escritos e de relatos dos próprios docentes sobre suas condições de trabalho em contexto de ensino remoto emergencial, entendendo assim, que os efeitos da pandemia e do ERE atingiram os/as docentes participantes de maneira diferenciada, haja vista que para uns o contexto de ERE ficou muito próximo as condições de trabalho antes da pandemia, já para outros/as, ocorreu uma intensificação na já existente precarização das condições de trabalho docente.
Abstract: With this study, we sought to analyze the working conditions of the professors who make up a single collegiate of professors of the Bachelor's Degree in Social Sciences and Degree in Sociology, linked to the Department of Philosophy and Human Sciences (DFCH), of the Federal University of Amapá (Unifap) in the context of Emergency Remote Teaching (ERE), due to the Covid-19. In this context, it was analyzed in which conditions these professors carried out their work activities, identifying and questioning the characteristics of the physical and virtual structures used, the time spent working and the pedagogical resources. With regard to the structuring of the sections, the first section – introductory – presents the initial elements of the research, such as: a) problem and problematic; b) study justification; c) research objectives; d) literature review; e) the locus of the research and the participating professors; f) presentation of courses and characterization of the teaching profile; g) the theoretical-methodological aspects. This study is understood as a qualitative research, which starts from the assumptions of Dialectical Historical Materialism (MHD), which is empirically based on documentary research and oral history interviews, and the data generated through these investigative procedures were examined through the Content analysis. The second section addresses the theoretical debate about the categories related to the world of work, which are problematized in the study of working conditions: precariousness, intensification and uberization. The third section was built from two perspectives: 1st) theoretical approach on the relationship between the State, Capital/Neoliberalism and Public Educational Policies and the 2nd) concerns the problematization of documentary research, with the actions of the federal government and more directly of Unifap in the pandemic, with the emergence of the ERE, already presenting the results of the interviews with the teachers. And in the fourth section, the analysis of the results of the interviews with the professors is deepened, with emphasis on the unfolding of the context of Emergency Remote Teaching in the Social Sciences and Sociology courses at Unifap. In this sense, the aim is to present the results by comparing written documents and reports from the teachers themselves about their working conditions in the context of emergency remote teaching, thus understanding that the effects of the pandemic and the ERE reached the participating teachers. differently, given that for some the context of ERE was very close to working conditions before the pandemic, while for others, there was an intensification in the already existing precariousness of teaching working conditions.
Palavras-chave: Condições de trabalho docente
Ensino à distância
Ciências Sociais
COVID-19
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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