Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASQUEROTE, Adilson Tadeu-
dc.creatorMENEZES, Eduardo Pimentel-
dc.date.accessioned2025-07-21T18:02:23Z-
dc.date.available2025-07-21T18:02:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBASQUEROTE, Adilson Tadeu; MENEZES, Eduardo Pimentel (Org.). Ensino e aprendizagem: novas práticas, novos saberes. v. 5. Ponta Grossa: Aya, 2019. 128 p. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1838. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1838-
dc.publisherAya-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.titleEnsino e aprendizagem: novas práticas, novos saberespt_BR
dc.typeLivro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8318350738705473-
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0791736514501867-
dc.description.resumoO livro Ensino e Aprendizagem: Novas Práticas, Novos Saberes – Vol. 5 reúne pesquisas que exploram diferentes abordagens do processo educativo, considerando práticas inovadoras e saberes que emergem da articulação entre educação e realidade social. A integração do Serviço Social com a Educação aponta para novas possibilidades de atuação interdisciplinar no contexto brasileiro, enquanto a gestão escolar participativa é examinada em conexão com práticas críticas na Educação Física, orientadas à formação de sujeitos reflexivos. As transformações nas metodologias de ensino também são analisadas a partir da presença das mídias no ensino de História e da evolução das práticas no ensino religioso nas escolas públicas, refletindo sobre as adaptações necessárias frente às mudanças socioculturais. A prática docente com atividades lúdicas no ensino da matemática propõe novas perspectivas sobre o processo de aprendizagem, focando em estratégias que favoreçam o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O ensino de arte na educação infantil é abordado como um componente que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, ao lado das reflexões sobre o desenho curricular intercultural, que examina os desafios enfrentados por propostas pedagógicas voltadas às comunidades indígenas. A análise das experiências em colônias de férias universitárias amplia o debate sobre práticas de formação fora do espaço escolar convencional. Aspectos socioculturais que influenciam a participação da família no processo de ensino-aprendizagem são examinados em diálogo com ações educativas voltadas à prevenção do HIV/SIDA, mostrando como diferentes contextos impactam a construção do conhecimento. Essas discussões evidenciam a necessidade de abordagens educativas que considerem a complexidade das relações sociais e dos espaços de aprendizagem. O volume se encerra com reflexões sobre propostas pedagógicas que buscam assegurar a continuidade no ensino de ciências, reforçando a importância de práticas que favoreçam a construção progressiva do conhecimento e a formação de estudantes críticos e engajados com seu próprio processo de aprendizagem.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EnsinoAprendizagemNovasPraticas.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons