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dc.creatorLIMA, Renan Levi Viana da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-13T21:39:52Z-
dc.date.available2025-08-13T21:39:52Z-
dc.date.issued2025-05-19-
dc.identifier.citationLIMA, Renan Levi Viana da Silva. Análise da qualidade de pavimentos flexíveis com o método IGG (Índice De Gravidade Global): estudo de caso na rua do Estádio Zerão, Macapá-AP. Orientador: Adenilson Costa de Oliveira. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1873. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1873-
dc.description.abstractThe study assesses the pavement condition of Estádio Zerão Street, in Macapá/AP, using the Global Severity Index (IGG) method, in accordance with DNIT guidelines. The objective was to identify and classify the main functional pavement distresses, such as surface wear, cracking, potholes, and depressions, according to the criteria defined by standard DNIT 006/2003-PRO. The methodology included visual surveys, field demarcations, and application of the IGG method, resulting in an index of 251.03 — a value that classifies the pavement as “very poor,” indicating severe deterioration. The degradation causes were attributed to traffic loads, lack of preventive maintenance, drainage failures, and weather exposure. Based on DNIT manuals IPR 710 and IPR 720, the study proposes as a recovery strategy the execution of structural pavement reinforcement, preceded by pothole repairs through patching and the application of a seal coat to treat cracking. Proper surface preparation aims to ensure greater durability of the intervention. Finally, the study emphasizes the importance of systematically applying objective methods such as the IGG for efficient urban pavement management and recommends further complementary studies involving structural testing and continuous monitoring, contributing to more effective technical and economic decision-making.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectPavimentação asfáltica - Patologiapt_BR
dc.subjectÍndice de Gravidade Global (IGG)pt_BR
dc.subjectAvaliação funcional de pavimentospt_BR
dc.titleAnálise da qualidade de pavimentos flexíveis com o método IGG (Índice De Gravidade Global): estudo de caso na rua do Estádio Zerão, Macapá-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Adenilson Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745252559386566-
dc.description.resumoO trabalho avalia a condição do pavimento da Rua do Estádio Zerão, em Macapá/AP, utilizando o método do Índice de Gravidade Global (IGG), conforme diretrizes do DNIT. O objetivo foi identificar e classificar as principais patologias funcionais do pavimento, como desgaste, trincas, panelas e afundamentos, de acordo com os critérios da norma DNIT 006/2003-PRO. A metodologia consistiu em levantamento visual, demarcações em campo e aplicação do método IGG, obtendo-se um índice de 251,03 — valor que classifica o pavimento como "péssimo", evidenciando deterioração acentuada. As causas da degradação foram atribuídas ao tráfego, ausência de manutenção preventiva, falhas de drenagem e exposição a intempéries. Com base nos manuais DNIT IPR 710 e IPR 720, o estudo propõe como estratégia de recuperação a execução do reforço estrutural do pavimento, precedida pela correção das panelas por meio de remendos e pela aplicação de capa selante nas trincas. A preparação adequada da superfície visa garantir maior durabilidade à intervenção. Ao final, o trabalho ressalta a importância da aplicação sistemática de métodos objetivos como o IGG para a gestão eficiente da malha viária urbana e recomenda a realização de estudos complementares com ensaios estruturais e monitoramento contínuo, contribuindo para a tomada de decisões técnicas e econômicas mais eficazes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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