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dc.creatorNASCIMENTO, Eduardo Dornelas-
dc.date.accessioned2025-08-20T17:23:56Z-
dc.date.available2025-08-20T17:23:56Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eduardo Dornelas. Avaliação de pavimentos flexíveis utilizando o método IGG - Índice de Gravidade Global. Estudo de caso: Av. Caubi Sérgio Melo localizada no bairro Renascer em Macapá-AP. Orientador: Adenilson Costa de Oliveira. 2024. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1887. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1887-
dc.description.abstractThis study discusses paved roads, their concepts, functionalities, and importance, with a focus on the application of the Global Severity Index (GSI) – a method standardized by DNIT (006/2003) for evaluating flexible and semi-rigid pavements. Road transport is extremely important for the country's economy and mobility, as it is responsible for 60% of freight and 90% of passenger transportation. However, road infrastructure faces issues such as lack of investment in maintenance and/or rehabilitation, directly impacting user safety and comfort. The applied methodology (GSI) aims to identify pavement defects and determine their severity, allowing for a targeted action plan to address identified defects and adopt more efficient strategies for problem resolution, thereby maximizing the use of available resources. In the study conducted, the GSI method was used to evaluate the conditions of Av. Caubi Sérgio Melo in Macapá-AP, an important road connecting several neighborhoods. The results indicated that the road is in a functionally poor condition. Considering the functional state and decision making parameters, resurfacing is a potentially recommended solution for the section, enabling a corrective action proposal to extend the pavement's useful life. In other words, this method contributes to the durability of the road network and provides a better return on infrastructure investment, ultimately improving the quality of road transport in the country.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectPavimentação urbana - Macapá (AP)pt_BR
dc.subjectPavimentação asfáltica - Patologiapt_BR
dc.subjectÍndice de Gravidade Global (IGG)pt_BR
dc.subjectAvaliação de pavimentospt_BR
dc.titleAvaliação de pavimentos flexíveis utilizando o método IGG - Índice de Gravidade Global. Estudo de caso: Av. Caubi Sérgio Melo localizada no bairro Renascer em Macapá-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Adenilson Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745252559386566-
dc.description.resumoEsse trabalho discute sobre vias pavimentadas, seus conceitos, funcionalidades e importância, com o foco na aplicação do Índice de Gravidade Global – IGG – método normatizado pelo DNIT (006/2003) para avaliação de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. O transporte rodoviário é extremamente importante para economia e mobilidade do país, pois são responsáveis por 60% das cargas e 90% dos passageiros. Todavia, a infraestrutura rodoviária enfrenta problemas como a falta de investimentos em manutenção e/ou reabilitação, afetando diretamente a segurança e conforto dos usuários. A metodologia aplicada (IGG) tem como objetivo identificar as manifestações patológicas nos pavimentos e determinar sua gravidade, assim é possível estabelecer um plano de ação direcionado à correção dos defeitos identificados, permitindo a adoção de estratégias mais eficientes para a resolução dos problemas, maximizando o uso dos recursos disponíveis. No estudo realizado, o método IGG foi utilizado para avaliar as condições da Av. Caubi Sérgio Melo, em Macapá-AP, uma importante via que conecta vários bairros. Os resultados indicaram que a via apresenta um estado funcional considerado ruim. Considerando-se o estado funcional e consoante a parâmetros de tomada de decisão, o recapeamento é uma solução potencialmente indicada para o trecho, possibilitando a proposta de uma ação corretiva para prolongar a vida útil do pavimento. Em outras palavras, esse método contribui para a durabilidade da malha viária e para um melhor retorno dos investimentos em infraestrutura, melhorando a qualidade do transporte rodoviário do país.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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