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Título: Avaliação de pavimentos flexíveis utilizando o método IGG - Índice de Gravidade Global. Estudo de caso: Av. Caubi Sérgio Melo localizada no bairro Renascer em Macapá-AP
Autores: NASCIMENTO, Eduardo Dornelas
Orientador: OLIVEIRA, Adenilson Costa de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2745252559386566
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: NASCIMENTO, Eduardo Dornelas. Avaliação de pavimentos flexíveis utilizando o método IGG - Índice de Gravidade Global. Estudo de caso: Av. Caubi Sérgio Melo localizada no bairro Renascer em Macapá-AP. Orientador: Adenilson Costa de Oliveira. 2024. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1887. Acesso em: .
Resumo: Esse trabalho discute sobre vias pavimentadas, seus conceitos, funcionalidades e importância, com o foco na aplicação do Índice de Gravidade Global – IGG – método normatizado pelo DNIT (006/2003) para avaliação de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. O transporte rodoviário é extremamente importante para economia e mobilidade do país, pois são responsáveis por 60% das cargas e 90% dos passageiros. Todavia, a infraestrutura rodoviária enfrenta problemas como a falta de investimentos em manutenção e/ou reabilitação, afetando diretamente a segurança e conforto dos usuários. A metodologia aplicada (IGG) tem como objetivo identificar as manifestações patológicas nos pavimentos e determinar sua gravidade, assim é possível estabelecer um plano de ação direcionado à correção dos defeitos identificados, permitindo a adoção de estratégias mais eficientes para a resolução dos problemas, maximizando o uso dos recursos disponíveis. No estudo realizado, o método IGG foi utilizado para avaliar as condições da Av. Caubi Sérgio Melo, em Macapá-AP, uma importante via que conecta vários bairros. Os resultados indicaram que a via apresenta um estado funcional considerado ruim. Considerando-se o estado funcional e consoante a parâmetros de tomada de decisão, o recapeamento é uma solução potencialmente indicada para o trecho, possibilitando a proposta de uma ação corretiva para prolongar a vida útil do pavimento. Em outras palavras, esse método contribui para a durabilidade da malha viária e para um melhor retorno dos investimentos em infraestrutura, melhorando a qualidade do transporte rodoviário do país.
Abstract: This study discusses paved roads, their concepts, functionalities, and importance, with a focus on the application of the Global Severity Index (GSI) – a method standardized by DNIT (006/2003) for evaluating flexible and semi-rigid pavements. Road transport is extremely important for the country's economy and mobility, as it is responsible for 60% of freight and 90% of passenger transportation. However, road infrastructure faces issues such as lack of investment in maintenance and/or rehabilitation, directly impacting user safety and comfort. The applied methodology (GSI) aims to identify pavement defects and determine their severity, allowing for a targeted action plan to address identified defects and adopt more efficient strategies for problem resolution, thereby maximizing the use of available resources. In the study conducted, the GSI method was used to evaluate the conditions of Av. Caubi Sérgio Melo in Macapá-AP, an important road connecting several neighborhoods. The results indicated that the road is in a functionally poor condition. Considering the functional state and decision making parameters, resurfacing is a potentially recommended solution for the section, enabling a corrective action proposal to extend the pavement's useful life. In other words, this method contributes to the durability of the road network and provides a better return on infrastructure investment, ultimately improving the quality of road transport in the country.
Palavras-chave: Pavimentação urbana - Macapá (AP)
Pavimentação asfáltica - Patologia
Índice de Gravidade Global (IGG)
Avaliação de pavimentos
Área do conhecimento: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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