Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/201
Title: As evidências da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Macapá/AP
metadata.dc.creator: VIDEIRA, Alex dos Santos
VELOSO, Gleiciane Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Myriam Regina Zapaterra
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/5633013437811955
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: VIDEIRA, Alex dos Santos; VELOSO, Gleiciane Ferreira. As evidências da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Macapá/AP. Orientadora: Myriam Regina Zapaterra Mendes. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/201. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo evidenciar a utilização das metodologias de ensino que contemplem aspectos da ludicidade nas diversas etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como apresentar um panorama sobre a utilização do lúdico “Ludus” no processo de ensino e aprendizagem em uma Escola Estadual em Macapá-AP. Esse estudo foi qualitativo, tendo como instrumento a análise de conteúdo dos planos de ensino elaborados pelos professores da EJA, contendo as metodologias programadas para suas aulas com o público jovem e adulto. O instrumento empregado para obtenção dos resultados baseou-se na técnica de Laurence Bardin, o qual compreendeu três fases, a pré análise, a exploração do material e por fim o tratamento dos resultados com inferência e interpretação. Pode-se constatar que os Planos de Ensino dos professores de Língua Portuguesa e Espanhol foram os que mais evidenciaram o uso da ludicidade em sua prática de ensino. O resultado sugere a importância de socializar o emprego da ludicidade como um dos métodos estimulantes para o público da EJA com um olhar diferenciado para sua utilização.
Abstract: The present research had as objective to describe the teaching methods that contemplate aspects of playfulness in the various stages of Youth and Adult Education, as well as to present a panorama about the use of "Ludus" in the process of teaching and learning in a State School in Macapá-AP. This study was qualitative having as an instrument the content analysis of the teaching plans elaborated by the EJA teachers, containing the methodologies programmed for their classes with the young and adult public. The method used to obtain the results was based on the technique of Laurence Bardin, which comprised three phases, the pre-analysis, the exploration of the material and finally the treatment of the results with inference and interpretation. It can be verified that the Teaching Plans of the Portuguese Language teachers were the ones that most evidenced the use of playfulness in their teaching practice. The result suggests the importance of socializing the use of playfulness as one of the stimulating methods for the public of the EJA with a different look for its use.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ludicidade
Mediação pedagógica
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EvidenciasLudicidadeProcesso.pdf789,03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons