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Título: Literatura na cor da pele: discutindo o reconto como caminho para a (re)construção da identidade da criança negra
Autores: MARQUES, Fabiana Pereira
SILVA, Marlene Ferreira da
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4820511556275445
http://lattes.cnpq.br/9912830831440268
Orientador: COSTA, Carlos Adriano Dias da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5041176332918558
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MARQUES, Fabiana Pereira; SILVA, Marlene Ferreira da. Literatura na cor da pele: discutindo o reconto como caminho para a (re)construção da identidade da criança negra. Orientador: Carlos Adriano Dias da Costa. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/205. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar de que maneira o reconto como instrumento pedagógico se articulado à Literatura Infantil Negra pode se configurar em possível caminho para o trabalho de (re)construção da identidade da criança negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de cumprir o objetivo descrito, esta pesquisa optou como metodologia pelo uso de procedimento bibliográfico, com pesquisa de tendência exploratória e de caráter qualitativo, incidindo, principalmente, sobre as categorias analíticas identidade e reconto, a partir de referencial adequado a cada uma dessas, como Woodward (2000), Silva (2002), Mendes (2002), Domingues (2007), Santos (2011), Munanga (2012), Hall (2015) para a primeira; e Matos e Sorsy (2009), Pereira (2013), Gomes Júnior (2014), Campos (2016), Pereira (2016), Jovino (2017), Nunes (2018), para a segunda. Os resultados alcançados dizem respeito à necessidade de utilização do reconto como instrumento pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da articulação entre os atores da educação de maneira que se torne eficaz para o trabalho de representação e (re)construção da identidade das crianças negras através da problematização de seu pertencimento étnico-racial conforme se pode observar em algumas produções advindas da Literatura Infantil Negra e as conclusões apontam inegavelmente para necessidade de que práticas inovadoras não apenas sejam objeto de estudo e investigação, mas também de aplicação no cotidiano das escolas de ensino básico do Brasil, propondo pedagogias de combate e enfrentamento à discriminação e ao preconceito.
Abstract: This research has by object to show how the retelling as pedagogic instrument if associated to the Black Children’s Literature could be used as a possible way to the work of (re)construction of the black children identity in the Elementary School. To fulfill this point, the research has made option as methodology for the use of bibliographic sources, and following the trends of exploratory studies and of qualitative basis by looking, mainly, to the analytical categories of identity and retelling, using authors appropriate to which one, as Woodward (2000), Silva (2002), Mendes (2002), Domingues (2007), Santos (2011), Munanga (2012), Hall (2015) to the first one and Matos e Sorsy (2009), Pereira (2013), Gomes Júnior (2014), Campos (2016), Pereira (2016), Jovino (2017), Nunes (2018) to the second of these categories. The results reached said that there is a deep need of utilization of the retelling as a pedagogic tool in the Elementary School united with every educational subject to became effective in the work of representation and (re)construction of the identity of back children through the problematization of their ethnic and racial belonging according what could be seen in some works of Black Children’s Literature and the conclusions pointed, inevitably, to the need that new practices could be not merely object of study and investigation, but surely of application in the day by day of all the Elementary schools in the Brazil, by proposing pedagogies of struggle against all forms of prejudice and discrimination.
Palavras-chave: Identidade
Literatura infantil negra
Educação de crianças
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
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