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dc.creatorCOSTA, Aline Alcantara da-
dc.creatorSILVA, Iara Sabrine Silva da-
dc.date.accessioned2019-11-22T12:42:41Z-
dc.date.available2019-11-22T12:42:41Z-
dc.date.issued06-06-2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Aline Alcantara da; SILVA, Iara Sabrine Silva da. Brinquedoteca hospitalar: o papel do pedagogo junto à equipe multiprofissional com crianças em estado de vulnerabilidade física e emocional. Orientadora: Myriam Regina Zapaterra Mendes. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/206. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/206-
dc.description.abstractIn this study, a bibliographical review about the role of the Pedagogue in the Hospital Toy-Libraries is presented. Initially, a search was made for descriptors related to the subject in indexed databases in CAPES, in order to understand how this idea has been discussed during the last six years. Then, we sought to analyze and describe the work of the Pedagogue in the Hospital Toy-Libraries, together with the multiprofessional health team, with children in a context of physical and emotional vulnerability. For this, the bibliographic review methodology was used, through articles selected through the databases: Scielo, Lilacs and Bireme, and as well as, the qualitative and descriptive tendency. The results indicate that the sick infant needs to continue to develop, despite being hospitalized. The importance of play in hospitals is already recognized by families of the sick child, as well as professionals involved in pediatric care, who already use this resource in their practices, however, present some difficulties in meeting other needs of the sick infant, which are not only clinics. In this way, it can be concluded that the Hospital Toy-Libraries constitute an indispensable space for the global development of sick children, and that the Pedagogue needs to be part of the multi professional team involved in pediatric care, since this professional may be developing a care that meets the different needs presented by the sick child. Thus Contributing to the recovery of her health.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBrinquedoteca hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEquipe multiprofissionalpt_BR
dc.titleBrinquedoteca hospitalar: o papel do pedagogo junto à equipe multiprofissional com crianças em estado de vulnerabilidade física e emocionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8815441550799424-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7028795668746401-
dc.contributor.advisor1MENDES, Myriam Regina Zapaterra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633013437811955-
dc.description.resumoNeste estudo, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre o papel do Pedagogo nas Brinquedotecas Hospitalares. Inicialmente, realizou-se uma busca de descritores relacionados ao assunto em bases de dados indexados na CAPES, a fim de compreender de que maneira esta ideia tem sido discutida ao longo dos últimos seis anos. Em seguida, procurou-se analisar e descrever o trabalho do Pedagogo nas Brinquedotecas Hospitalares junto à equipe multiprofissional de saúde, com crianças em contexto de vulnerabilidade física e emocional. Para isto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, por meio de artigos selecionados através das bases de dados: Scielo, Lilacs e Bireme, e bem como, optou-se pela abordagem qualitativa e de tendência descritiva. Os resultados apontam que o infante enfermo precisa continuar a desenvolver-se, apesar de hospitalizado. A importância do brincar nos hospitais já é reconhecida por familiares da criança enferma, bem como pelos profissionais envolvidos no atendimento pediátrico, que já se utilizam deste recurso em suas práticas, entretanto, apresentam algumas dificuldades em atender outras necessidades do infante enfermo, que não são apenas clínicas. Desta forma, conclui-se que as Brinquedotecas Hospitalares se configuram em um espaço indispensável para o desenvolvimento global das crianças enfermas, e que o Pedagogo precisa fazer parte da equipe multiprofissional envolvida no atendimento pediátrico, pois este profissional poderá estar desenvolvendo um atendimento que atenda as diferentes necessidades apresentadas pela criança hospitalizada. Contribuindo assim, para a recuperação da saúde dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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