Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/207
Title: Educação ribeirinha: atuação docente na escola municipal foz do rio vila nova, Santana/Amapá
metadata.dc.creator: ALVES, Daylani de Sousa
SANTOS, Jesus Pereira dos
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/0075616887015361
http://lattes.cnpq.br/7665613214736667
metadata.dc.contributor.advisor1: DINIZ, Raimundo Erundino Santos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6822592071943769
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: ALVES, Daylani de Sousa; SANTOS, Jesus Pereira dos. Educação ribeirinha: atuação docente na escola municipal foz do rio vila nova, Santana/Amapá. Orientador: Raimundo Erundino Santos Diniz. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/207. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe-se a investigar a atuação docente na escola Foz do Rio Vila Nova, escola rural ribeirinha as margens do rio Vila Nova integra a rede pública municipal de ensino de Santana/AP. A pesquisa enfocou compreender aspectos da realidade a qual está inserida a educação escolar ribeirinha na Educação Infantil e Fundamental I, objetiva-se trazer reflexões e apontamentos em relação ao trabalho docente ajustado a educação ribeirinha e a educação escolar ribeirinha, os aspectos sócio-culturais que influenciam o acesso e permanência dos alunos na escola e por fim as possibilidades de uma educação escolar ribeirinha diferenciada a partir da realidade do território ao qual o aluno está inserido. A pesquisa tem caráter exploratório, e abordagem de cunho qualitativa com o uso de técnicas e procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico, observação em campo, entrevistas e registros fotográficos. Observou-se dois tipos de educação, a primeira é a educação ribeirinha aquela em que é vivenciada através das tradições familiares e construída na relação com o contexto local e a segunda é educação escolar ribeirinha, que está atrelada ao lugar da escola no espaço da comunidade, e ambas se relacionam.
Abstract: The present work is proposed to investigate the teaching performance in the Foz Rio Vila Nova School, integrates the municipal public school of Santana/AP. The research aims to understanding aspects of reality that are inserted the riverside school education in Infant and Elementary Education I, aiming to bring reflections and notes regarding the teaching work adjusted to riverside education and riverside school education, socio cultural aspects that influence the access to the permanence of the students in the school and finally the possibilities of a riverside school education differentiated from reality of the territory to wich the students is inserted. The research has an exploratory character, and a qualitative approach using techniques and methodological procedures of bibliographic survey field observation, interviews and photographic records. Two types of education were observed: the first is riverine education, one that is lived through family traditions and built in relation to the local context, and second is riverine school education, which is linked to the place of the school in the community space, and both relate.
Keywords: Educação ribeirinha
Professores
Vida ribeirinha
Escola pública
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoRibeirinhaAtuacao.pdf2,47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons