Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/245
Title: Proposta de metodologia de leitura de textos filosóficos para o ensino de filosofia no ensino médio
metadata.dc.creator: SIQUEIRA, Evandro Freitas
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9186643212239947
metadata.dc.contributor.advisor1: CANTUÁRIO, Victor André Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/5400803841633748
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citation: SIQUEIRA, Evandro Freitas. Proposta de metodologia de leitura de textos filosóficos para o ensino de filosofia no ensino médio. Orientador: Victor André Pinheiro Cantuário. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/245. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de filosofia no ensino médio tem como objetivo promover o desenvolvimento das capacidades crítico-reflexivas dos alunos, fazendo com que esses percebam o mundo de forma diferenciada, para que reflitam e tomem atitudes que ultrapassem o senso comum. Contudo, muitos estudantes enxergam a filosofia como uma simples disciplina para preencher o currículo escolar; por outro lado, muitos estudantes reclamam das dificuldades que enfrentam ao ler os textos filosóficos. Este artigo propõe uma metodologia para a leitura dos textos filosóficos para o ensino de filosofia no ensino médio, a qual permita suscitar no aluno a curiosidade e a vontade de conhecer a filosofia. Para esse intento, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura, na qual foram elencados para o aporte teórico autores como Lakatos (2003), Teixeira (2006), Moraes, Ramos & Galiazzi (2004), para tratar sobre metodologia. Sobre o diálogo em textos filosóficos utilizou-se por base os estudos propostos por Molina (2006), Severino (2009), Macedo Junior (2007). Dessa forma, este artigo está organizado em duas seções, na primeira seção intitulada “Método e metodologia”, será exposta a metodologia da pesquisa em sala de aula, bem como outros métodos que podem ser utilizados no ensino da referida disciplina. Na segunda seção intitulada “Desafios para a leitura de textos filosóficos”, discutir-se-á a respeito da conceituação de texto filosófico e não filosófico, e em seguida apresentar-se-á quatro técnicas para facilitar a leitura de textos filosóficos. A partir das leituras dos referidos autores foi possível compreender que uma das formas de promover um ensino inovador de filosofia seria por meio da multidisciplinaridade, ou seja, aliando o trabalho dessa disciplina com outras como a língua portuguesa e a história. Também pode-se concluir que promover um trabalho sistemático com os textos filosóficos no qual os alunos de fato os compreendam a ponto de relacioná-los aos seus contextos sociais é um grande desafio. Mencione-se entre os fatores que dificultam esse trabalho a reduzida carga horária da disciplina de filosofia.
Abstract: The teaching of philosophy in high school aims to promote the development of critical-reflective capacities of students, making them perceive the world in a differentiated way, so that they reflect and take actions that go beyond common sense. However, many students view philosophy as a simple discipline to fill the school curriculum; on the other hand, many students complain about the difficulties they face when reading philosophical texts. This article proposes a methodology for the reading of the philosophical texts for the teaching of philosophy in high school, which allows to arouse in the student the curiosity and the will to know the philosophy. For this purpose, a review of the literature was carried out, in which theoretical authors such as Lakatos (2003), Teixeira (2006), Moraes, Ramos & Galiazzi (2004), were included to discuss methodology. On the dialogue in philosophical texts the studies proposed by Molina (2006), Severino (2009), Macedo Junior (2007) were used based on the dialog in philosophical texts. Thus, this article is organized in two sections, in the first section entitled "Method and methodology", will be exposed the methodology of the research in the classroom, as well as other methods that can be used in teaching the said discipline. In the second section titled "Challenges for the reading of philosophical texts", we will discuss about the conceptualization of philosophical and non-philosophical text, and next will be presented four techniques to facilitate the reading of philosophical texts. From the readings of these authors it was possible to understand that one of the ways to promote an innovative teaching of philosophy would be through multidisciplinarity, that is, combining the work of this discipline with others such as the Portuguese language and history. It can also be concluded that promoting systematic work with philosophical texts in which students in fact understand them to the point of relating them to their social contexts is a great challenge. Mention among the factors that hinder this work the reduced workload of the discipline of philosophy.
Keywords: Ensino de filosofia
Textos filosóficos
Método e metodologia
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_PropostaMetodologicaLeitura.pdf227,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons