Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/246
Title: EAD na perspectiva filosófica: problemas e dificuldades na ótica de alunos do curso de especialização em filosofia nos polos Macapá e Santana da UNIFAP
metadata.dc.creator: MACHADO, Adamor Costa
COSTA, Rosinaldo Santos da
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6092830493254337
http://lattes.cnpq.br/8896381987789061
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Afrânio Patrocínio
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4624360511449234
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citation: MACHADO, Adamor Costa; COSTA, Rosinaldo Santos da. EAD na perspectiva filosófica: problemas e dificuldades na ótica de alunos do curso de especialização em filosofia nos polos Macapá e Santana da UNIFAP. Orientador: Afrânio Patrocínio Andrade. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/246. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: o presente artigo teve como objetivo analisar a modalidade de ensino a distância - EAD. Que se notabilizou e tem se popularizado em nosso país, a partir dos problemas e dificuldades que ocorreram durante o curso, Lato Sensu, de Filosofia da Universidade Federal do Amapá. Portanto, esse trabalho versa: em um primeiro momento, pela construção de uma perspectiva histórica, evidenciado a trajetória da modalidade de ensino a distância até o presente. Em um 2º momento, é feita uma abordagem envolvendo a EAD e suas tecnologias como aliadas nesse processo de construção do conhecimento. Em um 3º momento trataremos dos marcos regulatórios que vão legitimar a modalidade de ensino para o seu funcionamento dentro da legalidade. No 4º momento, nos ateremos a construção de um diálogo que chamamos de convergente entre a Filosofia e a EAD, onde evidenciamos o papel desempenhado por cada uma na possibilidade da autonomia do discente. O 5º momento, trataremos especificamente dos resultados da pesquisa, a partir dos questionários que foram disponibilizados, para que os discentes do curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio, respondessem em relação aos problemas e dificuldades enfrentados durante o curso.
Abstract: the present article had as objective to analyze the modality of distance learning - EAD. That has become popular and has become popular in our country, from the problems and difficulties that occurred during the course, Lato Senso, philosophy of the Federal University of Amapá. Therefore, this work is: firstly, by the construction of a historical perspective, evidenced the trajectory of the modality of distance learning to the present. In a second moment, an approach is made involving EAD and its technologies as allies in this process of knowledge construction. In a third moment we will deal with the regulatory frameworks that will legitimize the teaching modality for its operation within the legality. At the 4th moment, we are faced with the construction of a dialogue that we call a convergence between Philosophy and EAD, where we highlight the role played by each one in the possibility of the student's autonomy. The 5th moment, we will specifically address the research results, from the questionnaires that were made available, so that the students of the specialization course in Philosophy teaching for high school, responded with respect to the problems and difficulties faced during the course.
Keywords: Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_EadPerspectivaFilosofica.pdf302,91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons