Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/252
Title: Filosofia no ensino médio: uma investigação em um viés filosófico nas práticas de ensino em sala de aula
metadata.dc.creator: SANTANA, Maria de Nazaré Carvalho
SANTANA, Vando Marcelo Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDONÇA, Paulo Roberto Moraes de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9272901326258664
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citation: SANTANA, Maria de Nazaré Carvalho; SANTANA, Vando Marcelo Carvalho. Filosofia no ensino médio: uma investigação em um viés filosófico nas práticas de ensino em sala de aula. Orientador: Paulo Roberto Moraes de Mendonça. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/252. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo faz referência a uma investigação em um viés filosófico nas práticas de ensino aplicadas em sala de aula no ensino médio nas aulas de filosofia, realizada na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, com o objetivo de averiguar como estas práticas são utilizadas, e como influenciam na aprendizagem dos alunos. Desta forma, para realizar a coleta de dados, se fez necessário nos direcionar até a instituição a ser investigada, para averiguar como os professores aplicam suas práticas de ensino em sala de aula nas aulas de Filosofia e como os alunos assimilam o aprendizado. Sendo assim, utilizamos o questionário como ferramenta para que os resultados da pesquisa fossem obtidos. Os dados coletados viabilizaram a reflexão sobre o tema investigado. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as práticas de ensino aplicadas em sala de aula no ensino de Filosofia contribuem de forma significativa na formação dos alunos desse nível.
Abstract: This article makes reference to an investigation in a philosophical bias in the practices of teaching applied in classroom in the high school in the classes of philosophy, realized in the State School Dr. Alexandre Vaz Tavares, with the objective of ascertaining how these practices are used, and how they influence student learning. Thus, in order to perform data collected, it was necessary to direct us to the institution to be investigated, to find out how teachers apply their teaching practices in the classroom in Philosophy classes and how students assimilate learning. Therefore, we used the questionnaire as a tool to obtain the results of the research. The collected data made possible the reflection on the researched topic. As a result of the research, it was verified that the teaching practices applied in the classroom in the teaching of Philosophy contribute significantly to the training of students of this level.
Keywords: Filosofia
Prática de ensino
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_FilosofiaEnsinoMedio.pdf426,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons