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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Danilo Fabriciano da-
dc.creatorTAVARES, Lenilson Marcelino-
dc.date.accessioned2020-02-07T17:20:07Z-
dc.date.available2020-02-07T17:20:07Z-
dc.date.issued31-08-2019-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Fabriciano da; TAVARES, Lenilson Marcelino. A pedagogia da alternância: uma análise da metodologia na escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC na educação dos filhos de agricultores. Orientador: Marlo dos Reis. Coorientador: Diorlando dos Santos Braga. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/327. Acesso: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/327-
dc.description.abstractThe Alternation Pedagogy: An analysis of the methodology at the Agro-Extractivist Family School of Coal - EFAC in the education of farmers' children from the realization that based on the education of the field students are led to understand and reflect their realities with the family. Sharing the alternates in peasant education is an essential support for learning. In Alternância it is essential the participation of parents, teachers and community in the articulation of practice and theory resulting in a praxis, where the student spends a certain time studying and then back to his community, to family life, performing educational practices. The objective of this paper is to analyze the methodology used by EFAC and its functionality for the education of farmers' children, based on the Alternation Pedagogy. As specific objectives we sought to describe the emergence and historical development of Pedagogy of Alternation and its relationship with Rural Education; understand the perception of the school community about the methodological practice of EFAC from the Pedagogy of Alternation. The methodology of the study combined bibliographic research and field research with the questionnaire instrument with teachers, students and parents and / or guardians. The study allowed us to infer that the education of the field based on the pedagogy of alternation, as it is organized in EFAC, allows to expand the opportunities and improvement in the students learning, as a result of the combination of instruments and activities performed during the school time periods. and community time spent in the institutionpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campo - Metodologiapt_BR
dc.titleA pedagogia da alternância: uma análise da metodologia na escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC na educação dos filhos de agricultorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1REIS, Marlo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1643271107076137-
dc.contributor.advisor1-co1BRAGA, Diorlando dos Santos-
dc.contributor.advisor1-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5837479502623672-
dc.description.resumoA Pedagogia da Alternância: Uma análise da metodologia na Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC na educação dos filhos de agricultores a partir da constatação de que com base na educação do campo os alunos são levados a compreender e refletir suas realidades junto com a família. O partilhamento dos alternantes na educação campesina constitui suporte essencial para o aprendizado. Na Alternância é fundamental a participação dos pais, professores e comunidade na articulação da prática e teoria resultando em uma práxis, onde o aluno passa determinado tempo estudando e em seguida volta a sua comunidade, ao convívio familiar, executando as práticas educativas. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a metodologia utilizada pela EFAC e sua funcionalidade para a educação dos filhos de agricultores, com base na Pedagogia da Alternância. Como objetivos específicos buscou-se descrever o surgimento e desenvolvimento histórico da Pedagogia da Alternância e sua relação com a Educação do Campo; compreender a percepção da comunidade escolar sobre a prática metodológica da EFAC a partir da Pedagogia da Alternância. A metodologia do trabalho combinou a pesquisa bibliográfica e a investigação de campo com os instrumentos de observação e questionário junto aos professores, alunos e pais e/ou responsáveis. O estudo permitiu inferir que a educação do campo com base na pedagogia da alternância, da forma como se encontra organizada na EFAC possibilita ampliar as oportunidades e melhoria na aprendizagem dos alunos, como resultado da combinação de instrumentos e atividades realizadas durante os períodos de tempo escola e tempo comunidade vividos na instituiçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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