Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/327
Title: A pedagogia da alternância: uma análise da metodologia na escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC na educação dos filhos de agricultores
metadata.dc.creator: SILVA, Danilo Fabriciano da
TAVARES, Lenilson Marcelino
metadata.dc.contributor.advisor1: REIS, Marlo dos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/1643271107076137
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SILVA, Danilo Fabriciano da; TAVARES, Lenilson Marcelino. A pedagogia da alternância: uma análise da metodologia na escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC na educação dos filhos de agricultores. Orientador: Marlo dos Reis. Coorientador: Diorlando dos Santos Braga. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/327. Acesso: .
metadata.dc.description.resumo: A Pedagogia da Alternância: Uma análise da metodologia na Escola Família Agroextrativista do Carvão - EFAC na educação dos filhos de agricultores a partir da constatação de que com base na educação do campo os alunos são levados a compreender e refletir suas realidades junto com a família. O partilhamento dos alternantes na educação campesina constitui suporte essencial para o aprendizado. Na Alternância é fundamental a participação dos pais, professores e comunidade na articulação da prática e teoria resultando em uma práxis, onde o aluno passa determinado tempo estudando e em seguida volta a sua comunidade, ao convívio familiar, executando as práticas educativas. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a metodologia utilizada pela EFAC e sua funcionalidade para a educação dos filhos de agricultores, com base na Pedagogia da Alternância. Como objetivos específicos buscou-se descrever o surgimento e desenvolvimento histórico da Pedagogia da Alternância e sua relação com a Educação do Campo; compreender a percepção da comunidade escolar sobre a prática metodológica da EFAC a partir da Pedagogia da Alternância. A metodologia do trabalho combinou a pesquisa bibliográfica e a investigação de campo com os instrumentos de observação e questionário junto aos professores, alunos e pais e/ou responsáveis. O estudo permitiu inferir que a educação do campo com base na pedagogia da alternância, da forma como se encontra organizada na EFAC possibilita ampliar as oportunidades e melhoria na aprendizagem dos alunos, como resultado da combinação de instrumentos e atividades realizadas durante os períodos de tempo escola e tempo comunidade vividos na instituição
Abstract: The Alternation Pedagogy: An analysis of the methodology at the Agro-Extractivist Family School of Coal - EFAC in the education of farmers' children from the realization that based on the education of the field students are led to understand and reflect their realities with the family. Sharing the alternates in peasant education is an essential support for learning. In Alternância it is essential the participation of parents, teachers and community in the articulation of practice and theory resulting in a praxis, where the student spends a certain time studying and then back to his community, to family life, performing educational practices. The objective of this paper is to analyze the methodology used by EFAC and its functionality for the education of farmers' children, based on the Alternation Pedagogy. As specific objectives we sought to describe the emergence and historical development of Pedagogy of Alternation and its relationship with Rural Education; understand the perception of the school community about the methodological practice of EFAC from the Pedagogy of Alternation. The methodology of the study combined bibliographic research and field research with the questionnaire instrument with teachers, students and parents and / or guardians. The study allowed us to infer that the education of the field based on the pedagogy of alternation, as it is organized in EFAC, allows to expand the opportunities and improvement in the students learning, as a result of the combination of instruments and activities performed during the school time periods. and community time spent in the institution
Keywords: Educação - Estudo e ensino
Educação do campo - Estudo e ensino
Educação do campo - Metodologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Educação no Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedagogiaAlternanciaAnalise.pdf752,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons