Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/364
Title: Análise comparativa entre a obra Alice no país das maravilhas (1865) de Lewis Carroll e a adaptação cinematográfica Alice in wonderland (2010) de Tim Burton
metadata.dc.creator: ZAVODNY, Diana Jacarandá Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Mariana Janaina dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9757403266022290
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: ZAVODNY, Diana Jacarandá Pantoja. Análise comparativa entre a obra Alice no país das maravilhas (1865) de Lewis Carroll e a adaptação cinematográfica Alice in wonderland (2010) de Tim Burton. Orientadora: Mariana Janaina dos Santos Alves. 51 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Francês) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/364. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Nesta monografia buscam-se analisar a composição da personagem Alice, em ambas as produções artísticas, tanto sob a perspectiva do livro ilustrado Alice no país das maravilhas (1865) de Lewis Carroll quanto da adaptação cinematográfica Alice in wonderland (2010) de Tim Burton. Além disso, serão observados, o que há de comum e as diferenças das estruturas dos elementos narrativos nas obras. Com isso, a análise pretende detectar os pontos coincidentes e concorrentes estruturantes, comparando as cenas do filme com o texto narrativo. Assim, para a concretização desta pesquisa foi adotada a metodologia exploratória, na qual, observou-se que existem poucos estudos sobre este assunto. Em seguida, foram lidos alguns livros, teses e monografias que contribuíram para a escolha do tema. Assim, a pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos apresentados no livro Personagens da literatura infanto-juvenil de Sonia Salomão Khéde (1986), no qual a autora discorre sobre a importância da personagem criança, bem como sua representação na estrutura narrativa; A Psicanálise dos contos de fadas (2002) de Bruno Bettelheim, em que se discute sobre a relevância das histórias infantis para construção da personalidade da criança, a partir da relação com seu inconsciente e Tradução intersemiótica (1987) de Julio Plaza que aborda as diversas traduções existentes, especialmente, a que será utilizada nesta pesquisa, a tradução intersemiótica, ou seja, aquela que traduz um sistema de signos linguísticos verbais para um sistema de signos não verbais. Além desses, a pesquisa baseia-se em outros autores da Teoria literária, Literatura infanto-juvenil e Literatura comparada como Anderson Luís Nunes da Mata (2015), Rosa Maria H. Silveira (2015), Giselly Lima de Moraes (2015) e Marcia Cabral da Silva (2015)
Keywords: Narrativa
Adaptação
Intersemiótica
Personagens
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseComparativaEntre.pdf806,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons