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dc.creatorGÓES, David Hian Martins-
dc.date.accessioned2020-02-19T16:27:55Z-
dc.date.available2020-02-19T16:27:55Z-
dc.date.issued03-08-2019-
dc.identifier.citationGÓES, David Hian Martins. A percepção da logística empresarial em redes de supermercados: um estudo do transporte de cargas para o Estado do Amapá. Orientador: Iuri Cavlak. Coorientador: Gutemberg de Vilhena Silva. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Fronteira) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/367. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/367-
dc.description.abstractCurrently, globalization concerns the greatest internal and external integration between national markets. This dynamic resonates in Brazil and in different parts of its territory. Such conjuncture turns transportation logistics into a strategic aspect in the business environment. Especially in places such as Amapá, which seems like a peninsula that connects to the Brazilian territory through aerial and water ways. It is vital to highlight that the industry in Amapá is still of small scale which causes the state to import elaborated goods, this context turns cargo transport into a fundamental activity to local economy. The research question that motivated this work is: How do companies from Amapá perceive transportation logistics in relation to time and cost as a competitive advantage? We aim at understanding how managers of supermarket chains in the cities of Macapá and Santana perceive the choice of cargo transportation to Amapá considering time and cost as a competitive advantage. This is a case study conveyed through bibliographical, documentary, and field research, besides a qualitative approach for data analysis. The result comprises a technical-scientific report. Thus, we observed that in the managers’ perception the most relevant matter concerning cargo transportation and its logistics to Amapá state is in the uncertainty in water modal, which poses a risk of delays in supplying stocks. In relation to time and costs, managers do not consider that such variables impact competitivenesspt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectManuseio e transporte de materiaispt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectArmazenamento e transporte de cargapt_BR
dc.subjectCadeia de supermercados - Amapápt_BR
dc.titleA percepção da logística empresarial em redes de supermercados: um estudo do transporte de cargas para o Estado do Amapápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0160891759659271-
dc.contributor.advisor1CAVLAK, Iuri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321727021689564-
dc.contributor.advisor1-co1SILVA, Gutemberg de Vilhena-
dc.contributor.advisor1-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4273415074232882-
dc.description.resumoNa atualidade, a globalização configura uma maior integração interna e externa em e entre mercados nacionais. Essa dinâmica reverbera no Brasil em diferentes partes de seu território. Tal conjuntura torna a logística de transporte estratégica no ambiente empresarial, em especial em locais como o Amapá, praticamente uma península que se conecta ao território brasileiro pelos modais aéreo e aquaviário. Cumpre destacar que a indústria amapaense ainda é de pequena monta, e isso faz do estado um importador de produtos elaborados, situação que transforma o transporte de cargas em atividade fundamental à economia local. A pergunta que motivou o presente trabalho é a seguinte: como as empresas amapaenses percebem a logística de transportes em relação a tempo e custo como vantagem competitiva? Objetiva-se compreender a percepção que têm os gestores de redes de supermercados nas cidades de Macapá e Santana no que se refere à escolha dos modais de transporte de cargas para o Amapá em relação a tempo e custo como vantagem competitiva. Sendo um estudo de caso, procede-se ao levantamento bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa dos dados obtidos. O resultado é descrito em um relatório técnico-científico. Desse modo, observa-se que na percepção dos gestores de redes de supermercados a questão de fato relevante em termos de função logística de transporte de cargas para o estado do Amapá está nas incertezas do modal aquaviário, o qual representa risco de atrasos para o suprimento de estoques. Em relação a tempo e custos, os gestores não percebem que essas variáveis tenham impactos sobre a competitividadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.affiliationUNIP - Universidade Paulista de Macapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5175-8979-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCULTURA, SOCIEDADE E FRONTEIRA-
dc.subject.areadeconcentracaoFRONTEIRA E SOCIEDADE-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - PPGEF

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