Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/367
Title: A percepção da logística empresarial em redes de supermercados: um estudo do transporte de cargas para o Estado do Amapá
metadata.dc.creator: GÓES, David Hian Martins
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/0160891759659271
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVLAK, Iuri
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/3321727021689564
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: GÓES, David Hian Martins. A percepção da logística empresarial em redes de supermercados: um estudo do transporte de cargas para o Estado do Amapá. Orientador: Iuri Cavlak. Coorientador: Gutemberg de Vilhena Silva. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Fronteira) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/367. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Na atualidade, a globalização configura uma maior integração interna e externa em e entre mercados nacionais. Essa dinâmica reverbera no Brasil em diferentes partes de seu território. Tal conjuntura torna a logística de transporte estratégica no ambiente empresarial, em especial em locais como o Amapá, praticamente uma península que se conecta ao território brasileiro pelos modais aéreo e aquaviário. Cumpre destacar que a indústria amapaense ainda é de pequena monta, e isso faz do estado um importador de produtos elaborados, situação que transforma o transporte de cargas em atividade fundamental à economia local. A pergunta que motivou o presente trabalho é a seguinte: como as empresas amapaenses percebem a logística de transportes em relação a tempo e custo como vantagem competitiva? Objetiva-se compreender a percepção que têm os gestores de redes de supermercados nas cidades de Macapá e Santana no que se refere à escolha dos modais de transporte de cargas para o Amapá em relação a tempo e custo como vantagem competitiva. Sendo um estudo de caso, procede-se ao levantamento bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa dos dados obtidos. O resultado é descrito em um relatório técnico-científico. Desse modo, observa-se que na percepção dos gestores de redes de supermercados a questão de fato relevante em termos de função logística de transporte de cargas para o estado do Amapá está nas incertezas do modal aquaviário, o qual representa risco de atrasos para o suprimento de estoques. Em relação a tempo e custos, os gestores não percebem que essas variáveis tenham impactos sobre a competitividade
Abstract: Currently, globalization concerns the greatest internal and external integration between national markets. This dynamic resonates in Brazil and in different parts of its territory. Such conjuncture turns transportation logistics into a strategic aspect in the business environment. Especially in places such as Amapá, which seems like a peninsula that connects to the Brazilian territory through aerial and water ways. It is vital to highlight that the industry in Amapá is still of small scale which causes the state to import elaborated goods, this context turns cargo transport into a fundamental activity to local economy. The research question that motivated this work is: How do companies from Amapá perceive transportation logistics in relation to time and cost as a competitive advantage? We aim at understanding how managers of supermarket chains in the cities of Macapá and Santana perceive the choice of cargo transportation to Amapá considering time and cost as a competitive advantage. This is a case study conveyed through bibliographical, documentary, and field research, besides a qualitative approach for data analysis. The result comprises a technical-scientific report. Thus, we observed that in the managers’ perception the most relevant matter concerning cargo transportation and its logistics to Amapá state is in the uncertainty in water modal, which poses a risk of delays in supplying stocks. In relation to time and costs, managers do not consider that such variables impact competitiveness
Keywords: Manuseio e transporte de materiais
Competitividade
Armazenamento e transporte de carga
Cadeia de supermercados - Amapá
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - PPGEF

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PercepcaoLogisticaEmpresarial.pdf1,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons