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Title: Educação sobre leishmaniose tegumentar americana para os jovens e adultos da Escola Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues, Oiapoque, Amapá
metadata.dc.creator: FEITOZA, Ivanildo Alves
AGUIAR, Joessy de Cassia Feitoza
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8023741926748092, Ivanildo
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9293741437408779
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: FEITOZA, Ivanildo Alves; AGUIAR, Joessy de Cassia Feitoza. Educação sobre leishmaniose tegumentar americana para os jovens e adultos da Escola Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues, Oiapoque, Amapá. Orientador: Emerson Monteiro dos Santos. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/406. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A Leishmaniose Tegumentar Americana é de grande importância médica para o munícipio do Oiapoque por ser uma doença infecciosa, não contagiosa, que acomete pele e mucosa, sendo negligenciada pelos órgãos públicos. Este trabalho teve como objetivo incentivar o estudo sobre a Leishmaniose aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues, Oiapoque, Amapá. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o método qualitativo e quantitativo, com a intenção de levantar dados sobre Leishmanioses através de questionários. As atividades foram desenvolvidas em três aulas de 45 minutos, sendo que na primeira aula foi desenvolvida uma avaliação sobre os conceitos prévios, investigados por meio de um pré-teste. A segunda aula abordou a teoria sobre Leishmaniose, para incentivar o interesse dos alunos. Utilizou-se também vídeos e palestras. Na última e terceira aula foi aplicado novamente o questionário pós-teste aos alunos para comparação entre o conhecimento prévio e o construído durante as aulas. Da obtenção dos dados foi possível observar que grande parte dos alunos não tinham conhecimentos do que era a Leishmaniose e não conheciam as formas de prevenção contra a patologia. Após a realização das atividades, o conhecimento aumentou, onde houve diferença significativa na porcentagem de acertos antes e depois da palestra desenvolvida durante as aulas. Dessa forma, percebe-se que são essenciais as ações de educação em saúde envolvendo a escola, com intuito de desenvolver habilidades pessoais desses indivíduos para que exerçam domínio sobre sua saúde e os fatores que a influenciam. Conclui-se que as aprendizagens a partir de atividades investigativas, são essenciais e o desenvolvimento dessas aulas pode ser uma estratégia, que o professor pode utilizar para diversificar sua prática e alcançar níveis significativos de aprendizado
Keywords: Leishmaniose tegumentar americana
Doença tropical
Educação em saúde
Fronteira
Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::DOENCAS INFECCIOSAS E PARASITARIAS
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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