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Título: A qualidade de vida e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem na visão do professor de ciências e/ou biologia
Autores: SANTOS, Thaysa Ribeiro dos
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1062408700408176, Thaysa
Orientador: SILVA, Edcarlos Vasconcelos da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1664473755869113
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SANTOS, Thaysa Ribeiro dos. A qualidade de vida e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem na visão do professor de ciências e/ou biologia. Orientador: Edcarlos Vasconcelos da Silva. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/411. Acesso em: .
Resumo: A pesquisa sobre a temática Qualidade de vida – QV e educação, tem sido amplamente discutida nos últimos anos, devido sua importância e as consequências negativas que podem acometer o aluno que possui baixa QV no ponto de vista de seu desempenho escolar, merecendo amplo debate acerca do tema no contexto escolar com o intuito de melhorar o rendimento escolar sobre a ótica da QV. Assim, o objetivo deste estudo foi Analisar como os professores de Ciências e/ou Biologia entendem a relação da qualidade de vida discente como processo de ensino-aprendizagem, embasado pela revisão literatura e também da visão de professores de ciências e/ou biologia que atuam no município de Oiapoque-AP. O método consistiu em uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, bem como uma pesquisa de campo com professores para apresentarem suas opiniões a respeito do tema. Bases de dados eletrônicas (Scielo, BVS Brasil, Medline e google acadêmico) foram consultadas, usando o descritor QV combinando com palavras chaves para buscas em periódicos. Cinquenta artigos foram selecionados e avaliados de acordo com os critérios definidos para inclusão. Os dados foram catalogados em planilha do Microsoft Excel e após a organização dos das categorias foram construídos tabelas e gráficos com resumos estatísticos de porcentagem para melhor expressar as proporções de categorias levantadas no estudo. Com relação à pesquisa com os professores, foi aplicada a técnica de entrevista com uso de questões escritas para que pudessem responder conforme seus conhecimentos. Os resultados evidenciaram que, na visão docente o conceito de QV foi bastante generalista, e também as formas como concebem a sua atuação para melhorar a QV dos alunos foi muito limitada devido a ocupação docente que por si só já é bastante carregada de ofício. A evolução temporal de trabalhos científicos com esta temática é crescente, estima-se um aumento de 0.42 trabalhos por ano (p<0.001); prevalência de 60.71% dos estudos teve como base relatos de experiências; Com relação aos instrumentos mais utilizados observou-se domínio de 30% no instrumento WHOQOL; concluindo que o estudo transversal é o mais utilizado neste campo correspondendo cerca de 46%. Como conclusão, pode se afirmar que a revisão sistemática demonstrou a importância desses estudos sobre o bem estar de nossos alunos e seus reflexos que podem ter no processo de ensino e aprendizagem, e a pesquisa de campo revelou que os docentes necessitam estar mais inseridos nesse contexto
Palavras-chave: Educação
Saúde
Desempenho escolar
Qualidade de vida
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

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