Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/413
Title: A poética do estado de presença do ator no processo de montagem em criação coletiva do espetáculo "Entre quatro paredes"
metadata.dc.creator: SANTOS, Carla Thaís dos
SANTOS, Hugo Barbosa
ALMEIDA, Marina Brito
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375432236655533, SANTOS, Carla Thaís dos
http://lattes.cnpq.br/1546771835137943, SANTOS, Hugo Barbosa
http://lattes.cnpq.br/1806790287500982, ALMEIDA, Marina Brito
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515053383923101
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SANTOS, Carla Thaís dos; SANTOS, Hugo Barbosa; ALMEIDA, Marina Brito. A poética do Estado de presença do ator no processo de montagem em criação coletiva do espetáculo "Entre quatro paredes" Orientador: José Raphael Brito dos Santos. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/413. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma análise teórico-prática sobre os Estados de Presença do Ator na cena contemporânea, na construção do espetáculo “Entre Quatro Paredes” - uma livre adaptação do texto do filósofo francês Jean Paul Sartre. O processo de montagem é caracterizado com base na Criação Coletiva e tem como princípio metodológico para o trabalho do ator o uso do Viewpoints e do Rasaboxes, como modos de pesquisa em atuação que subsidiam a investigação em estados de presença. A proposta visa aprofundar os estudos sobre presença, e além disso, – embasando-se com o referencial teórico – pretende compartilhar experiências de carne e osso, compartilhando o processo de montagem prático, dando enfoque também aos elementos técnicos da cena (espaço cênico/cenográfico; figurino e maquiagem; sonoplastia; iluminação) e como estes atravessaram e provocaram o eixo central da pesquisa laboratorial do ator
Abstract: This article presents a theoretical-practical analysis of the States of Actor Presence in the contemporary scene, in the construction of the show "Entre Quatro Paredes"(-"Between Four Walls") - a free adaptation of the text of the French philosopher Jean Paul Sartre. The assembly process is characterized by and based on the Collective Creation and has as a methodological principle for the work of the actor, the use of Viewpoints and the Rasaboxes, as acting research models that subsidize the investigation in states of presence. The proposal aims to deepen the studies on presence, and in addition, - based on the theoretical framework - intends to share experiences of flesh and bone, sharing the practical assembly process, also focusing on the technical elements of the scene (scenic / scenographic space makeup and makeup, sound design and lighting) and how they interact and provoke the central axis of the laboratory research of the actor
Keywords: Criação coletiva - Teatro
Processo de montagem
Presença do ator
Processos de criação
Artes cênicas
Viewpoints
Rasaboxes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PoeticaEstadoPresencaAtor.pdf309,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons