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dc.creatorSILVA, Darllen Almeida da-
dc.date.accessioned2020-02-28T16:19:00Z-
dc.date.available2020-02-28T16:19:00Z-
dc.date.issued29-04-2019-
dc.identifier.citationSILVA, Darllen Almeida da. Hegemonia estadunidense sobre o Brasil: os Programas PDPI E ETA (2012-2018). Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira; Coorientador: Rosivaldo Gomes. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/424. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/424-
dc.description.abstractThe present Master Thesis entitled US Hegemony over Brazil: PDPI and ETA (2012-2018) which theme was the Bilateral Agreements Brazil/USA in the area of Education, started from the following problem: how the Programs PDPI and ETA, applied to the English Language teaching in the Basic and High Education, resulted from the International Cooperation Agreement signed by Brazil and USA, supports the US hegemony in Brazilian Education? The general purpose was to understand how PDPI and ETA sustain the maintenance of US hegemony in Brazilian Education. The specific purposes were: to discuss how the categories Ideology, Hegemony and Discourse are imbricated in the discussion about the north American supremacy over Brazil; to investigate the historical context of reinforcement of US hegemony over Brazil by means of Education; to analyze in what way the educational US propose to the English language teaching supports the US hegemony, through the perception of teachers and coordinators of PDPI and ETA. The investigation subjects were the scholarship teachers and ETA/UFPA coordinators. The loci were Macapá/Amapá and Belém/Pará, in a temporal cut from 2012 to 2018. The study disclosed that Brazilian educational policies are strongly related to the guidelines of the International Organizations, resounding hegemonic discourses of globalization and American supremacy, as a successful model to be followed in the educational area. The research subjects echo modernization and efficiency discourses that hold the teacher responsible for the quality of education and sustain the hegemony of the United States over Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPrograma de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI)pt_BR
dc.subjectEnglish Teaching Assistant (ETA)pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleHegemonia estadunidense sobre o Brasil: os Programas PDPI E ETA (2012-2018)pt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2338596243784752-
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Norma Iracema de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565640771905632-
dc.contributor.advisor1-co1GOMES, Rosivaldo-
dc.contributor.advisor1-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9713360492282811-
dc.description.resumoA presente Dissertação intitulada Hegemonia estadunidense sobre o Brasil: os Programas PDPI e ETA (2012-2018) teve como tema Os Acordos Bilaterais Brasil/EUA no campo da Educação e partiu do seguinte problema: de que maneira os Programas PDPI e ETA, aplicados ao ensino de Língua Inglesa na Educação Básica e Superior, decorrentes do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre Brasil e Estados Unidos, sustentam a hegemonia estadunidense na Educação brasileira? O objetivo geral foi compreender de que forma o PDPI e o ETA sustentam a manutenção da hegemonia estadunidense na Educação brasileira. Quanto aos específicos consistiram em: discutir como as categorias Ideologia, Hegemonia e Discurso estão imbricadas nas discussões acerca da supremacia norte-americana sobre o Brasil; investigar o contexto histórico de fortalecimento da hegemonia estadunidense sobre o Brasil, por meio da Educação; analisar de que maneira a proposta educacional empreendida pelos EUA para o ensino de Língua Inglesa no Brasil sustenta a hegemonia estadunidense, tendo como suporte a percepção de docentes e coordenadores participantes dos Programas PDPI e ETA. Os sujeitos de pesquisa foram os docentes-bolsistas do PDPI e as Coordenadoras do ETA/UFPA. Os loci foram Macapá/AP e o Belém/PA, e o recorte temporal delimitou-se entre os anos de 2012 a 2018. O estudo revelou que as políticas educacionais brasileiras estão fortemente relacionadas às diretrizes dos Organismos Internacionais, ressoando discursos hegemônicos de globalização e supremacia estadunidense, como modelo exitoso a ser seguido na área educacional. Os sujeitos da pesquisa ecoam discursos de modernização e eficiência, que responsabilizam o professor pela baixa qualidade na Educação e, desta maneira, terminam por sustentar a hegemonia dos Estados Unidos sobre o Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.description.affiliationUNIFAP - Universidade Federal do Amapá-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9822-4816-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOLÍTICAS EDUCACIONAIS-
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CULTURAS-
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