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Título: Endividamento por empréstimos consignados de docentes da educação básica da rede pública estadual em Macapá/AP (2003 a 2016)
Autores: LEITE NETO, Francisco Costa
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8525657146014677
Orientador: BARLETA, Ilma de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8714509231648026
Citação: LEITE NETO, Francisco Costa. Endividamento por empréstimos consignados de docentes da educação básica da rede pública estadual em Macapá/AP (2003 a 2016). Orientadora: Ilma de Andrade Barleta. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/425. Acesso em:.
Resumo: O tema desta pesquisa é o endividamento docente. O objetivo geral do estudo consiste em analisar o endividamento, por empréstimo consignado, de docentes da educação básica, da Rede Pública Estadual, em Macapá, para evidenciar como a lógica de expansão do capital tem contribuído para esse processo, no período de 2003-2016. Os objetivos específicos são: 1) contextualizar a crise do capitalismo nos anos de 1970 e os seus desdobramentos no processo de Reforma do Estado, na mundialização, na financeirização e na redefinição do capital e as suas influências no acesso ao crédito e no endividamento dos trabalhadores no Brasil; 2) discutir a remuneração docente e a (des)valorização salarial, bem como as suas consequências no endividamento por empréstimos consignados de docentes da educação básica da Rede Pública Estadual do Amapá; e 3) analisar as principais causas e consequências do endividamento dos docentes da Rede Pública Estadual, em Macapá por empréstimos consignados. A investigação foi realizada a partir de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como método o materialismo histórico dialético. As inferências e interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da Análise do Conteúdo. A pesquisa contou com um levantamento bibliográfico de produções que versam sobre a temática do estudo e com a aplicação de questionário estruturado, constituído com questões fechadas e abertas, aplicado com 100 docentes da Educação Básica, da Rede Pública Estadual, no município de Macapá. Os resultados da pesquisa apontam que a crise do capitalismo iniciada nos anos de 1970, que exigiu a Reforma do Estado e possibilitou a mundialização do capital e a hegemonia do capital financeiro, para todos os setores da sociedade, provocaram a expansão do acesso ao crédito aos trabalhadores em todo o país. No estado do Amapá esse processo se aprofundou com docentes da educação básica da rede pública estadual a partir da regulamentação do empréstimo consignado, que acarretou o crescimento do endividamento entre esses trabalhadores, impactando diretamente na vida desses profissionais da educação, que comprometem o pagamento cada vez maior de parcelas de empréstimo, ao refinanciamento, renegociação e portabilidade bancária, subordinando aos Bancos e as instituições financeiras parte significativa da remuneração presente e futuro dos docentes por longo período como elemento constituinte da lógica de expansão do capital na fase de predomínio do capital financeiro
Abstract: Theme of this research is the teaching indebtedness. The general objective of the study is to analyze the indebtedness of teachers of basic education of the State Public Network in Macapá to demonstrate how the logic of capital expansion has contributed to this process, in the period 2003-2016. The specific objectives are: 1) to contextualize the crisis of capitalism in the 1970s and its developments in the process of State Reform, globalization, financialization and the redefinition of capital and its influence on access to credit and the indebtedness of workers in Brazil; 2) to discuss teacher remuneration and (de) valorization of salaries, as well as their consequences in the indebtedness of payroll loans of teachers of basic education of the State Public Network of Amapá; 3) to analyze the main causes and consequences the indebtedness of the teachers of the State Public Net in Macapá for consigned loans. The research was carried out from a quali-quantitative research, having as method the dialectical historical materialism. The inferences and interpretation of the collected data were made through Content Analysis. The research had a bibliographic survey of productions that deal with the subject of the study and with the application of questionnaire with structured questions, constituted with closed and open questions, applied with 100 teachers of Basic Education, of the State Public Network in the city of Macapá. The results of the research show that the crisis of capitalism that began in the 1970s, which demanded the Reform of the State and made possible the globalization of capital and the hegemony of financial capital, for all sectors of society, provoked the expansion of access to credit to throughout the country. In the state of Amapá this process was deepened with teachers of the basic education of the state public network from the regulation of the payroll loan, which led to the growth of indebtedness among these workers, impacting directly on the lives of these education professionals, who are compromising the increasing payment of loan installments, refinancing, renegotiation and banking portability, subordinating to Banks and financial institutions a significant part of the present and future income of teachers for a long term as a constituent element of the logic of capital expansion in the phase of predominance of financial capital
Palavras-chave: Endividamento financeiro
Crédito consignado
Professores - Salários - Amapá
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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