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Título: Educação em direitos humanos e os profissionais da segurança pública: a formação dos policiais militares no Amapá (1990-2018)
Autores: PANTOJA, José Roberto Afonso
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0690233264663101
Orientador: FERREIRA, Norma Iracema de Barros
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4565640771905632
Citação: PANTOJA, José Roberto Afonso. Educação em direitos humanos e os profissionais da segurança pública: a formação dos policiais militares no Amapá (1990-2018). Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/429. Acesso em:.
Resumo: O estudo em tela corresponde a uma pesquisa de campo sobre o processo de formação dos policiais militares no Estado do Amapá na perspectiva dos Direitos Humanos. Os sujeitos envolvidos foram policiais que ingressaram como soldados na Polícia Militar do Estado do Amapá desde 1990, juntamente com aqueles que são responsáveis pelo processo de formação. Como locus de pesquisa adotou-se o Comando Geral da Polícia Militar do Amapá e desenvolveu-se na perspectiva de uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar o processo de formação do policial militar no Estado do Amapá e sua repercussão na atuação profissional de não violação dos Direitos Humanos, área da qual se efetuou um retrospecto ao longo da História da Humanidade até a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a obtenção dos dados foram o Questionário aplicado aos policiais que ingressaram no Quadro da PMAP como soldados combatentes e Entrevista Semiestruturada com os policiais responsáveis pelos Cursos de Formação. Os resultados indicam que muita coisa mudou e vem mudando ao longo do tempo, mas as fortes influências do período da Ditadura Militar no seio da PMAP ainda se constitui como um grande entrave para avanços mais substanciais. Envolve ainda o debate sobre a importância de um acompanhamento pedagógico e aprofundamento educativo no processo de formação dos policiais militares, com o intuito de tornar a Educação em Direitos Humanos um movimento transformador, não somente como uma disciplina obrigatória que deve figurar nos cursos de formação, mas como um elemento construtor de novas práticas, que supera a cultura que viola os Direitos Humanos para aquela que os protege, promove e efetiva. Pode-se concluir, que a Revolução se traduz numa nova perspectiva para a Formação do Policial Militar, especialmente do Soldado, por constituir a porta de entrada para a instituição, se revela como transformações internas que, sofrendo toda a influência das demandas e pressões da sociedade, terá que escolher entre atendê-las ou permanecer determinada pela sua herança histórica do Estado Autoritário
Abstract: The present study corresponds to a field research about the process of formation of the military police in the State of Amapá in the perspective of the Human Rights. The subjects involved were police officers who joined as soldiers in the Amapá State Military Police since 1990, along with those responsible for the training process. As a research locus, the General Command of the Amapá Military Police was adopted and developed from the perspective of a qualitative approach, aiming to analyze the process of formation of the military police in the State of Amapá and its repercussion in the non-violation professional activity. Human Rights, an area from which a retrospective was made throughout the history of mankind until the Universal Declaration of Human Rights. The research instruments used to obtain the data were the Questionnaire applied to police officers who joined the PMAP Board as combat soldiers and Semi-structured Interview with the police officers responsible for the Training Courses. The results indicate that much has changed and has changed over time, but the strong influences of the military dictatorship period within the PMAP still constitute a major barrier to more substantial progress. It also involves the debate on the importance of a pedagogical accompaniment and educational deepening in the process of training of the military police, in order to make Human Rights Education a transforming movement, not only as a compulsory subject that should appear in the training courses, but as a building element of new practices, which surpasses the culture that violates human rights to the one that protects, promotes and effectively. It can be concluded that the Revolution translates into a new perspective for the Formation of the Military Police, especially the Soldier, as being the gateway to the institution, reveals itself as internal transformations that, suffering all the influence of the demands and pressures of the society will have to choose between meeting them or remaining determined by their historical heritage of the Authoritarian State
Palavras-chave: Direitos humanos
Policiais militares - Formação
Polícia militar - Amapá
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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