Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/449
Título: Sindicalismo docente universitário: formação política de dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (1994-2018)
Autores: SILVA, Michelle Karoline Pereira da
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4510541629131695
Lattes do Orientador: GUIMARÃES, André Rodrigues
Citação: SILVA, Michelle Karoline Pereira da. Sindicalismo docente universitário: formação política de dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (1994-2018). Orientador: André Rodrigues Guimarães. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/449. Acesso em:.
Resumo: O tema desta pesquisa é o sindicalismo docente na educação superior. Tem como foco a formação política dos dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (SINDUFAP), que é Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Esta temática precisa ser analisada a partir das questões que estruturam a sociedade, isto é, considerando suas determinações, suas contradições construídas histórica, social e culturalmente. O objetivo central é o de analisar as contribuições do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN para a formação política de docentes que atuaram como dirigentes de 1994-2018. O método que sustenta a metodologia do estudo é o Materialismo Histórico Dialético (MHD) dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: totalidade, mediação e contradição. No âmbito da pesquisa social se configura como pesquisa de campo, com natureza exploratória, dividida em três etapas. A primeira consistiu no levantamento e estudo bibliográfico sobre o tema no intuito de analisar o Sindicato como espaço de formação política e em perspectiva contra-hegemônica. A segunda consistiu na coleta de dados, dividida em três momentos: 1) coleta de dados documentais do SINDUFAP (atas de fundação, eleição e posse das Diretorias Executivas, Assembleias Gerais e Extraordinárias, Relatórios Finais dos Congressos do ANDES-SN) com o objetivo de contextualizar o movimento sindical docente da UNIFAP desde sua fundação e instalação e, também, identificar os possíveis sujeitos que participariam da pesquisa; 2) aplicação do questionário aos docentes que atuaram como dirigentes do SINDUFAP de 1994 a 2018; 3) entrevista com um grupo professores, selecionados a partir das respostas ao questionário. A terceira fase da pesquisa foi a de análise e interpretação dos dados coletados. Os sujeitos do estudo foram docentes que atuaram como dirigentes executivos do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN de 1994-2018. Não se trata do lugar do sindicato na formação apenas, mas o lugar do sindicato na formação de um grupo de sujeitos que se tornaram dirigentes. As análises, a partir do estudo documental, permitem evidenciar que, mesmo diante de um quadro crítico que se apresenta para a classe trabalhadora com implementação de políticas neoliberais, sejam moderadas ou extremadas, nos diferentes governos desde 1990, o ANDES-SN, com suas Seções Sindicais, tem sido um sindicato autônomo, democrático e de base. Assim, procurou (e procura) construir um debate qualificado por meio do Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS), que contribui para formação política dos docentes que se organizam na entidade. Estudar as contribuições do SINDUFAP/Seção Sindical do ANDES-SN para formação política dos docentes que atuaram na Direção Executiva permite colaborar com a consolidação de uma temática, sindicalismo docente na educação superior, pouco discutida no âmbito da academia e, particularmente, na Região Norte. Também, contribuir com a história dessa importante Seção Sindical do ANDES-SN que, desde seu nascedouro, revelou sua preocupação com a educação superior no Amapá, luta e efetivação de princípios de democracia e autonomia do sindicato, promoção de momentos de reflexão sobre a conjuntura política local e nacional. Por meio deste estudo foi possível compreender o viés formador do sindicato, para além do que lhe é específico historicamente que é o de favorecer processos organizativos da classe trabalhadora. Assim, as contribuições do sindicato para a formação política dos docentes que atuaram na direção executiva perpassam desde ser um espaço importante e estratégico na construção coletiva de consciência política dos sujeitos de uma classe (trabalhadora) em si e para si, construção de uma trajetória de formação política no movimento docente, construção de uma visão de mundo desalienada dos preceitos hegemônicos instaurados socialmente pela classe que domina economicamente, entre outras coisas
Abstract: The theme of this research is Syndicalism in higher education. It focuses on the political formation of the union leaders of the Union of Teachers of the Federal University of Amapá (SINDUFAP), Union Section of the National Union of Teachers of Higher Education Institutions (ANDES-SN). This thematic needs to be analyzed from the questions that structure the society, that is, considering its determinations, contradictions, that are constructed historically, socially and culturally. The central objective is to analyze the contributions of SINDUFAP to the political formation of teachers who acted as union leaders from 1994-2018. The method that supports the study is the Dialectical Historical Materialism (MHD) of Marx's postulates, having as main categories of analysis: totality, mediation and contradiction. In the scope of social research, it is configured as a field research, with exploratory nature, divided into three stages. The first one consisted of the survey and bibliographic study on the subject in order to analyze the trade union as a space of political formation and in counter-hegemonic perspective. The second consisted of data collection, divided into three moments: 1) collection of documentary data of SINDUFAP (minutes of foundation, election and inauguration of the Executive Boards, General and Extraordinary Meetings, Final Reports of the Congresses of ANDES-SN) with the purpose of contextualizing the trade union teaching movement of UNIFAP since its foundation and installation and, also identify the possible subjects who would participate in the research; 2) application of the questionnaire to teachers who acted as union leaders the SINDUFAP, from 1994-2018; 3) interview with a group of teachers, selected from the questionnaire responses. The third phase of the research was the analysis and interpretation of the data collected. The study subjects were teachers who served as executive officers of SINDUFAP from 1994-2018. It is not the place of the trade union in the formation, but the place of the trade union in the formation of a group of subjects that became union leaders. The analysis, based on the documentary study, shows that even in the face of a critical framework presented to the working class, with the implementation of neoliberal policies, moderate or extreme, in the different governments since 1990, ANDES-SN, together with union sections, has been autonomous, democratic and grassroots. Thus, it sought (and seeks to) construct a qualified debate through the Working Group on Political Formation of Trade Union Formation (GTPFS), which contributes to the political formation of the teachers who organize themselves in the entity. Studying the contributions of the SINDUFAP to the political formation of the teachers who worked in the Executive Direction allows to collaborate with the consolidation of a theme, syndicalism teaching in the higher education, little discussed in the scope of the academy and in the North Region. Also, to contribute to SINDUFAP's history, since its inception, revealed its concern with higher education in Amapá, struggle and implementation of principles of democracy and autonomy of the trade union, promotion of moments of reflection on the local and national political conjuncture. Through this study it was possible to understand the union's formation bias, in addition to what is historically specific. Thus, the contributions of the union to the political formation of the teachers who have acted in the executive direction range from being an important and strategic space in the collective construction of political consciousness of the subjects of a class (worker) in and for themselves, building a trajectory of political formation in the teaching movement, construction of a vision of the world detached from the hegemonic precepts socially established by the class that dominates economically, among other things
Palavras-chave: Docentes
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) - Macapá (AP)
Sindicalismo docente
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SindicalismoDocenteUniversitario.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons