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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Amanda Evelyn Silva-
dc.creatorSANTOS, Isis Tatiane da Silva dos Santos-
dc.creatorSARMENTO, Keith Mayane Maciel de Sousa-
dc.date.accessioned2020-03-05T17:46:37Z-
dc.date.available2020-03-05T17:46:37Z-
dc.date.issued17-03-2016-
dc.identifier.citationMARQUES, Amanda Evelyn Silva; SANTOS, Isis Tatiane da Silva dos Santos; SARMENTO, Keith Mayane Maciel de Sousa. A invisibilidade dos saberes tradicionais - benzendeiras e rezadeiras das comunidades do Quilombo do Curiaú e São José do Mata Fome. Orientador: Augusto Oliveira. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/481. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/481-
dc.description.abstractThis is a qualitative approach to study using oral history, sources of public archives and library research as a way to research a set of knowledge and practices that make up the craft of quacks and Faith healers Traditional of Quilombo Curiaú communities and São José do Mata Fome, and aimed to portray the valuation of these women, who are known to be (the first female medical doctors) of their communities. The same will be done from the Amapá Sustainable Development Program, implemented in the government of Joao Alberto Rodrigues Capiberibe in the period 1994-1998, which showed in some of their development proposals Conservation of Cultural Identity and Social of Traditional Communities of Amapá. To develop this research sought to data in the Annuals of the GEA (1994-1998), the PDSA Creating Document GEA (1995), was also used as a source book of Janet Capiberibe, "The Protection and Access to Biodiversity in Amapá (2004) "and field interview with the quacks and politicians who lived through the period studied. From the analysis of the documents it was found that this group is not present in official records and sources of GEA, which brings the idea of being invisible sociallypt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória - Comunidades tradicionais - Amapápt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais - Amapápt_BR
dc.subjectMulheres – Benzedeiras – Curiaú (AP)pt_BR
dc.subjectMulheres – Benzedeiras – São José do Mata Fome (AP)pt_BR
dc.subjectConhecimento tradicionalpt_BR
dc.titleA invisibilidade dos saberes tradicionais - benzendeiras e rezadeiras das comunidades do Quilombo do Curiaú e São José do Mata Fomept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028002749280904-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744247560088852-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3112494370937960-
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Augustopt_br
dc.description.resumoEste é um estudo de abordagem qualitativo que utilizou a história oral, fontes dos arquivos públicos e pesquisas bibliográficas como caminho de investigação de um conjunto de saberes e práticas que compõem o ofício das Benzedeiras e Rezadeiras Tradicionais das comunidades do Quilombo do Curiaú e São José do Mata fome, e teve como objetivo retratar a valorização dessas mulheres, que são conhecidas por serem (as primeiras médicas) de suas comunidades. O mesmo será feito a partir do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, implementado no Governo de João Alberto Rodrigues Capiberibe, no período de 1994 a 1998, que apresentou em umas de suas propostas de desenvolvimento a Conservação da Identidade Cultural e Social das Comunidades Tradicionais do Amapá. Para desenvolver essa pesquisa buscaram-se dados nos Anuários do GEA (1994-1998), no Documento de Criação do PDSA do GEA (1995), também foi usado como fonte o livro da Janete Capiberibe, “Da Proteção e Acesso à Biodiversidade no Amapá (2004)” e entrevista de campo feita com as benzedeiras e os políticos que vivenciaram o período estudado. A partir da análise feita dos documentos constatou-se que esse grupo não esta presente em registros e fontes oficiais do GEA, o que traz a ideia de serem invisíveis socialmentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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