Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/562
Title: Modelos para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
metadata.dc.creator: SALIM NETO, Jamil José
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9993422483785979
metadata.dc.contributor.advisor1: JUNGLES, Antônio Edésio
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/3969504791422706
metadata.dc.type: Tese
Citation: SALIM NETO, Jamil José. Modelos para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos. Orientador: Antônio Edésio Jungles. 2019. 666 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/562. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A evolução do perfil de demandas dos usuários, dos padrões de exigência da sociedade, das novas tecnologias, tanto na área eletrônica como dos processos e materiais de construção, impôs novas formas de planejar, projetar e construir. A necessidade de ter em conta conhecimentos heterogêneos em volumes impossíveis de serem gerenciados por uma única entidade provocaram a necessidade de trabalhar com equipes em permanente interação, integração e uníssonos. Estes projetos passaram a denominar-se Projetos Colaborativos. Para atender esta demanda emergiram inúmeras alternativas e dentre estas o ‘Bulding Information Model’ - BIM se destacou, inicialmente como uma tecnologia para facilitar a visibilidade, a execução e a comunicação do projeto. Seu uso foi destacado nas mais variadas áreas de aplicação onde sempre evidenciou significativa contribuição, mesmo sem atender plenamente aos propósitos de expansão dos conhecimentos, conforme requerido pelos projetos colaborativos e destacado por Eastman et al. (2011). É neste contexto, que a presente pesquisa se insere e propõe como objetivo construir um modelo para Apoiar a Gestão de Projetos Colaborativos, valendo-se da avaliação de desempenho construtivista como modelo mental. Para a revisão bibliográfica foi utilizado o ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) e para construir o modelo de avaliação foi utilizado a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista), ajustada as contribuições teóricas nas etapas de estruturação e construção de escalas. Quanto aos procedimentos metodológicos a concepção filosófica é o construtivismo, a escolha metodológica é quali-quantitativa e a estratégia é do estudo de caso, que incorpora as contribuições teóricas, a coleta e análise de dados é primária por meio de entrevistas e secundária com a leitura de artigos. Os resultados da pesquisa demonstram a robustez das contribuições teóricas propostas, assim como proposta gráfica e matemática para modelar a estruturação e avaliação do tema “Gestão de Projetos Colaborativos”. Em termos empíricos as principais contribuições se situam na evidenciação das demandas de conhecimentos em cada etapa dos projetos colaborativos, assim como da vertente abstrata do ‘Bulding Information Modeling’ - BIM como proposta por Eastman et al. (2011)
Abstract: The evolution of users' demand profile, society's demand patterns, and new technologies, both in the area of electronics and construction processes and materials, have imposed new ways of planning, designing and building. The need to take into account heterogeneous knowledge, in volumes impossible to be managed by a single entity, led to the need to work with teams in permanent interaction, integration and unison. These projects were renamed Collaborative Projects. To meet this demand, a number of alternatives have emerged, including the ‘Building Information Model’ (BIM), which initially stood out as a technology to facilitate project visibility, execution and communication. Its use was highlighted in the most varied areas of application, where it always showed significant contribution, even without fully meeting the purposes of knowledge expansion, as required by collaborative projects, as highlighted by Eastman et al. (2011). This research is inserted in this context and we propose to build a model to support the management of collaborative projects, using the constructivist performance evaluation as a mental model. The ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) process was used for the bibliographic review and the MCDA-C (Multicriteria Decision Aid – Constructivist) methodology was used to construct the evaluation model, adjusted to the theoretical contributions in the steps of structuring and constructing of scales. As for the methodological procedures, the philosophical conception here is the constructivism, the methodological choice is qualitative and quantitative, and the strategy is the case study, which incorporates the theoretical contributions. Data collection and analysis is primary, through interviews, and secondary, through reading articles. The research results demonstrate the robustness of the proposed theoretical contributions, as well as the graphic and mathematical proposal to model the structuring and evaluation of the theme “Collaborative Project Management”. In empirical terms, the main contributions lie in highlighting the knowledge demands at each stage of collaborative projects, as well as the abstract aspect of ‘Building Information Modeling’ (BIM) as proposed by Eastman et al. (2011)
Keywords: Projeto colaborativo
Engenharia civil
Modelo de construção
Avaliação de desempenho
Metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Publisher: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ModelosGestaoConhecimento.pdf68,88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons