Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/682
Título: O método da redescoberta nas atividades práticas sobre o ciclo biológico das moscas-das-frutas na Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim no Município de Mazagão
Autores: TEIXEIRA, Edimilsa da Silva
GARCIA, Elda da Costa
LOUREIRO, Jhon Leno Freitas
Orientador: LEMOS, Lailson do Nascimento
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7692139468802520
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: TEIXEIRA, Edimilsa da Silva; GARCIA, Elda da Costa; LOUREIRO, Jhon Leno Freitas. O método da redescoberta nas atividades práticas sobre o ciclo biológico das moscas-das-frutas na Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim no Município de Mazagão. Orientador: Lailson do Nascimento Lemos. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2020. Dosponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/682. Acesso em: .
Resumo: As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são consideradas pragas de grande importância agrícola em várias partes do mundo. Devido aos elevados prejuidos causados por essas pragas decorrente dos danos diretos e danos ideretos que causam aos frutos, causando grande perda econômica na fruticultura. Vale ressaltar que os danos diretos estão relacionados a danos econômicos, ou seja, a elevação do preço do produto no mercado devido à proliferação da larva ao fruto, que causa o apodrecimento, fato esse que contribui com a diminuição de exportação. Com isso, é preciso apresentar neste novo cenário agropecuário de trabalho, novas possibilidades nas redes profissionais e produtivas, pois, necessitamos de conhecimento para nos adaptarmos nesta era da ciência e tecnologia. O trabalho tem como objetivo aplicar o método da redescoberta como proposta de educação fitossanitária no controle dos insetos-pragas com ênfase nas moscas-das-frutas. O método da pesquisa utilizada na Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamin com turma do 7° ano do ensino fundamental ll, foi descritiva por meio de prática experimental usando metodologia da pesquisa aplicada em sala de aula, composta por 29 alunos, sendo 62% masculino e 38% feminino motivado pela curiosidade da observação e redescoberto da análise do ciclo de vida das moscas das frutas. Os resultados demonstram que acordo com as respostas obtidas no questionamento observou-se que dos 29 alunos a maioria 76% não tinham conhecimento algum sobre o surgimento do bicho das frutas e apenas 24% dos alunos, já tiveram algum tipo de pratica voltado ao conhecimento do ciclo biológico dos insetos. A aplicação do método cientifica para o reconhecimento visual do ciclo biológico dos insetos com ênfase nas moscas das frutas aplicado em sala de aula para turma do 7° ano, despertou a curiosidade e o interesse por parte dos alunos, instigando-os a questionar e manipular os equipamentos, relacionados ao ciclo biológico dos insetos isso mostra que os objetivos foram alcançados. Contudo, percebe-se a necessidade da realização de mais trabalhos através de ações de ensino e pesquisa na educação básica do ensino fundamental ll, envolvendo jovens em atividades que promovam maior conhecimento sobre esse grupo de insetos como estes voltados para a viabilização de estratégias de controle dessa praga
Abstract: Fruit flies (Diptera: Tephritidae) are considered pests of great agricultural importance in various parts of the world. Due to the high losses caused by these pests due to the direct and indirect damage they cause to the fruits, causing great economic loss in fruit production. It is worth mentioning that direct damages are related to economic damages, that is, the increase in the price of the product on the market due to the proliferation of the larva to the fruit, which causes rot, a fact that contributes to the decrease in exports. With this, it is necessary to present in this new agricultural work scenario, new possibilities in the professional and productive networks, because, we need knowledge to adapt in this era of science and technology. The work aims to apply the rediscovery method as a proposal for phytosanitary education in the control of insect pests with an emphasis on fruit flies. The research method used at Manoel Queiroz Benjamin State School with a 7th grade elementary school class ll was descriptive through experimental practice using applied research methodology in the classroom, consisting of 29 students, 62% male and 38% % female motivated by the curiosity of observation and rediscovered the analysis of the life cycle of fruit flies. The results show that according to the answers obtained in the questioning it was observed that of the 29 students, the majority 76% had no knowledge about the appearance of the fruit bug and only 24% of the students, had already had some kind of practice turned to the knowledge of the biological cycle of insects. The application of the scientific method for visual recognition of the biological cycle of insects with an emphasis on fruit flies applied in the classroom for the 7th grade class, aroused the curiosity and interest on the part of the students, prompting them to question and manipulate the equipment, related to the biological cycle of the insects, shows that the objectives were achieved. However, there is a need to carry out more work through teaching and research actions in basic education in elementary school ll, involving young people in activities that promote greater knowledge about this group of insects such as these aimed at enabling control strategies of this plague
Palavras-chave: Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae)
Ciclo biológico de insetos
Educação fitossanitária – Mazagão – Amapá – Brasil
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: CD-ROM
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MetodoRedescobertaAtividades.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons