Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/739
Título: Quizti: uma proposta de jogo com quizzes para disciplinas de matemática no curso de ciência da computação
Autores: D’ALMEIDA, Mateus Corrêa
Orientador: SOTIL, José Walter Cárdenas
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6835343931600377
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: D’ALMEIDA, Mateus Corrêa. Quizti: uma proposta de jogo com quizzes para disciplinas de matemática no curso de ciência da computação. Orientador: José Walter Cárdenas Sotil. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: As disciplinas envolvendo matemática e suas áreas são fundamentais e frequentes nos cursos de Ciência da computação e afins. Partindo desse contexto, sabese por diversos autores, que disciplinas de Matemática apesar de relevantes no curso, são um desafio em relação ao ensinoaprendizagem. Tal desafio se faz presente principalmente no que diz respeito ao modo como estas disciplinas são ensinadas, geralmente de forma teórica e centrada nos professores. Foi desenvolvido o QuizTi, um quiz com um banco de questões selecionadas pelo professor e conjunto de regras premiando a participação e o grau de acerto dos alunos. O QuizTi foi testado com alunos do curso de Ciência da Computação matriculados nas disciplinas de ‘Álgebra Linear e Geometria Analítica’ e ‘Matemática Discreta’, os resultados mostram que quanto maior o grau de participação do aluno maior foi a nota obtida no quiz. O QuizTi pode ser adaptado para qualquer disciplina, e ficará disponível na Play Store, e o seu código fonte, juntamente com o site de gerenciamento dos dados será disponibilizado publicamente na plataforma GitHub.
Abstract: The disciplines involving mathematics and its areas are fundamental and frequent in Computer Science courses and related ones. From this context, it is known by several authors that mathematics subjects, despite being relevant in the course, are a challenge in relation to teaching and learning. This challenge is present mainly in what concerns the way these subjects are taught, usually in a theoretical and teachercentered way. The QuizTi was developed, a quiz with a bank of questions selected by the teacher and a set of rules rewarding the participation and the students' correct answers. QuizTi was tested with students of the Computer Science course enrolled in the subjects ' Linear Algebra and Analytic Geometry' and 'Discrete Mathematics'. The results show that the higher the degree of student participation, the higher was the grade obtained on the quiz. QuizTi can be adapted for any subject, and will be available on the Play Store, and its source code, along with the data management site will be made publicly available on the GitHub platform.
Palavras-chave: Ciência da computação - Estudo e ensino
Ciência da computação - Ensino e aprendizagem
Jogos na educação
Ciência da Computação
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_QuiztiPropostaJogo.pdf981,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons